FOLHAGERAL

Neste apagar 
das luzes do ano de 2017, lá no botequim da vila, os “analistas” andaram colocando em dia os acontecimentos políticos dos últimos anos. Chegaram a uma conclusão importante: o prefeito de Jales, Flávio Prandi (DEM), é mesmo um político sortudo.
Flá participou 
do pleito municipal de 2016 sem adversário, depois que a tucanada bateu asas em fuga da disputa. Tomou posse na prefeitura em 2017 com alguns milhões de Reais (emendas parlamentares e empréstimo) à sua disposição para execução de recape asfáltico e inauguração de algumas obras. Tudo isso durante a crise social e econômica do país.
O fato de 
Flávio Prandi ter sido eleito por uma grande coligação partidária, em candidatura única, proporcionará a ele excelente oportunidade de se dar bem em 2018. Durante o ano de 2018, as eleições vão movimentar candidatos a cargos estaduais e federais em todo o país. Em resumo, os políticos de cima vão buscar apoios dos políticos nas bases eleitorais.
O poder de 
articulação política do prefeito Flávio Prandi será conhecido por inteiro a partir de 2018. Se ele conduzir uma estratégia política local em favor de Jales, em troca de apoios eleitorais, poderá turbinar sua administração municipal.
Dentro de 
poucos dias Jales ganhará o status de Município de Interesse Turístico (MIT). Nessa condição, vai receber verbas para investimentos, poderá criar novas opções de atividades turísticas aos visitantes e fazer deslanchar o turismo no município.
Parece que 
chega a melhor oportunidade para o Turismo Rural, um sonho de Weber Kitayama. O bom senso do gestor municipal deverá chamá-lo para tomar lugar na frente desse projeto. Weber é presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comutur).
Inclusa no 
Mapa do Turismo Brasileiro, a região turística denominada Entre Rios reúne Aspásia (categoria D), Dolcinópolis (categoria E), Jales (categoria C), Rubinéia (categoria D), Santa Clara d’Oeste (categoria D), Santa Fé do Sul (categoria C), Santa Rita d’Oeste (categoria E) e Três Fronteiras (categoria D).
Como Jales 
está na categoria C, o município está apto a receber turistas (visitantes) brasileiros e estrangeiros. As mudanças dos municípios entre as categorias são dinâmicas. À medida que o município investe com sucesso no turismo, sua posição melhora.
Entre Rios, 
assim se chama a região, porque os seus municípios estão cercados pelos rios Paraná, Grande, São José dos Dourados e vários pequenos riachos de influência. O turismo das águas está mesmo nos municípios de Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Rubinéia (que é MIT), Santa Rita d´Oeste e Santa Clara d, Oeste.
Classificado 
como um Município de Interesse Turístico (MIT) no Estado de São Paulo, Jales tem boas chances de galgar posições no ranking regional, atraindo visitantes de quatro Estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.
O Município 
de Jales, classificado como turístico, irá receber do governo estadual uma ótima verba anual para investimentos no turismo. Mas estes investimentos só vão gerar bons resultados se forem bem aplicados. Assim, espera-se que o assunto turismo não seja colocado no segundo plano das prioridades administrativas.
Em novembro, 
a gerente do setor de Captação de Recursos – Luciana Vicente – da Santa Casa de Jales esteve na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), visitando os 94 deputados, entregando ofícios com solicitação de repasses para a entidade. Este é o período bom para reforçar tais pedidos junto aos parlamentares.
A gerente 
Luciana Vicente enfatizou: “Eu passo por todos os gabinetes, entregando os ofícios, solicitando emendas para a nossa Santa Casa e tenho a oportunidade de contar um pouco do que o hospital representa para a região de Jales e quais são nossas maiores dificuldades nos últimos anos”. Assim ela realiza bem o seu trabalho.
Esta semana 
o vereador João Zanetoni (PSB) esteve em audiência na Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), solicitando do secretário-adjunto Silvio Garcia Júnior a liberação de equipamentos de uma Academia ao Ar Livre para o JACB e saiu com um kit de materiais esportivos para a Prefeitura. Nada mal.
No dia 
seguinte (ver nesta edição),  o governador Alckmin e o secretário Paulo Maiurino assinaram convênios com 161 municípios, entre os quais, conco da região para instalação de academias ai ar livre. 
Apesar das 
notícias ruins, o ano de 2018 não termina só com elas. Por exemplo, a empresa BIO5, criada especialmente para reciclagem de pneus usados, vai investir R$ 500 milhões na construção de modernas indústrias de reciclagem de pneus. A meta é reciclar 20% dos pneus descartados no Brasil, algo em torno de 18 milhões de pneus anualmente.
A unidade 
pioneira da BIO5 será construída em Cuiabá (MT). Utilizará modernos equipamentos vindos dos Estados Unidos e da China. Os pneus demoram até 700 anos para se decomporem na natureza. A BIO5 utilizará um processo limpo de separação e recuperação dos materiais que compõem os pneus. Nada se perderá. Nada poluirá o meio ambiente. 
A unidade 
do Detran.SP em Jales passará por uma modernização. Convênio nesse sentido foi firmado com o Governo do Estado nesta 5ª.

Comentários