Consumidores acreditam em melhoras econômicas e políticas para 2018, segundo pesquisa da Fatec Jales

A Faculdade de Tecnologia “Prof. José Camargo” – Fatec Jales realizou no sábado,  dia 9 de dezembro,  a última pesquisa econômica de 2017, relativa a um projeto que tem como objetivo apresentar as opiniões dos consumidores do comércio local sobre as mudanças no comportamento de compras diante dos impactos resultantes da crise política e econômica vivida pelo país nos últimos anos.

A pesquisa foi coordenada pelos professores  Esp. Marinalva da Silva Talpo Boldrin  e  Esp. Hélio Augusto Maschio e contou com o o apoio do Prof. Jefferson A. Ribeiro Passerini, coordenador de cursos e alunos da instituição.
Nesta pesquisa, realizou-se uma análise comparativa das respostas dos entrevistados durante os quatro trimestres deste ano. Os dados coletados, apresentados nos gráficos abaixo, mostram que o comportamento dos consumidores sofreu mudanças importantes.
Observando o gráfico 1, percebe-se que, durante os trimestres de realização da pesquisa, os consumidores passaram a valorizar os itens preço e promoção no momento da compra. O item qualidade, que liderava a preferência até o final do primeiro semestre, ficou em segundo plano, passando a ser prioridade neste último semestre o preço. Os itens facilidade de pagamento, custo/benefício, desejo ou prazer de comprar e apelo ambiental pouco foram citados pelos consumidores.

Tais informações podem demonstrar que os consumidores estão moldando e migrando suas opções de compras talvez para produtos substitutos, tendo como principal item de escolha o preço.
Pelo gráfico 2, é possível perceber que os entrevistados consideram que o cenário político e econômico apresentou pioras em 2017. Isso ficou evidente na pesquisa realizada em dezembro, na qual as respostas entre “piorou” e “piorou muito” alcançaram um total de 83%, ressaltando que esses quesitos ficaram à frente durante todas as pesquisas realizadas (Mar/Jun/Set/Dez/2017).

Porém, ainda que 2017 tenha sido um ano turbulento e cheio de imensos desafios em relação ao cenário político e econômico, os consumidores indicaram na última pesquisa, conforme gráfico 3, que suas perspectivas são positivas em relação ao próximo ano, o que representa um resultado inédito, pois em nenhuma pesquisa anterior o consumidor acreditava em melhoras. Isso mostra que o consumidor apresenta reação e superação, mesmo com tantas intempéries, demonstrando otimismo diante das perspectivas políticas e econômicas para 2018.
Outro dado importante na última pesquisa foi a identificação do município de residência dos consumidores abordados: 57% deles são moradores de Jales e 43% dos municípios vizinhos. Também se destacaram os pontos fortes identificados no comércio jalesense: o atendimento, a variedade de produtos e preços. Já em relação aos pontos fracos, foram elencados o trânsito e a falta de estacionamento, a qual foi apontada em pesquisas anteriores.

Comentários