UNESP realiza em Ilha Solteira o I Simpósio de Ciência do Solo

 

Encerrou-se na noite de quarta-feira (25/10) o I Simpósio de Ciência do Solo com o tema "O manejo do solo na qualidade ambiental e na segurança ambiental" Promovido e realizado no DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos da UNESP Ilha Solteira sob a Coordenação do Grupo de Estudo em Nutrição, Adubação e Fertilidade do Solo (GENAFERT) com a liderança do Prof. Dr. Thiago Assis Rodrigues Nogueira, o Simpósio contou com a participação de 120 inscritos, muitos de localidades distantes de Ilha Solteira e palestrantes da UNESP, USP e IPNI.


Na abertura do Simpósio o Professor Dr. Enes Furlani Júnior - Diretor da UNESP Ilha Solteira, destacou a importância da produção de alimentos com sustentabilidade no longo prazo e para tanto, "conservar e melhorar o solo é fundamental e não se faz isso sem uma massa crítica, capacitada e comprometida e assim, foi extremamente oportuna a escolha do tema central do I Simpósio de Ciência do Solo, uma iniciativa bem vinda e totalmente incentivada pela Direção da UNESP Ilha Solteira, uma vez que coloca os melhores pesquisadores ao alcance dos participantes, e realizá-lo à noite aumenta a oportunidade de participação e capacitação dos nossos estudantes".


As palestras do primeiro dia (23/10) versaram sobre o papel do solo na qualidade do ambiente e da segurança alimentar, o manejo do solo e a relação com as mudanças climáticas, tema abordado pelo Professor Dr. Alan Panosso, enquanto que a conservação do solo e da água foi didaticamente discutida pelo Prof. Dr. Morel de Passos e Carvalho. O chefe do DEFERS, Prof. Dr. Marcelo Andreotti em sua intervenção destacou a importância em discutir temas atuais ligados a produção de alimentos ampliando a perspectiva de trabalho dos Engenheiros Agrônomos e "a realização do Simpósio no período noturno com fila de espera para inscrição foi oportuna, pois ampliou o acesso à informação por estudantes e profissionais e garantiu o sucesso do Simpósio".
Na noite desta terça-feira (24/10) sob moderação do Dr. Salatier Buzetti foi a vez do Dr. Valter Casarin trazer ao público as inovações no uso de fertilizantes, enquanto que o Professor Dr. José Lavres Júnior discutiu os avanços recentes nos estudos de nutrição de plantas, incluindo as novidades em equipamentos e encerrando a noite, o Prof. Dr. André Reis discutiu a biofortificação agronômica visando a segurança alimentar, com destaque para o selênio, pouco estudado e foco importante das suas pesquisas.

Na quarta-feira, no Anfiteatro do DEFERS - Campus II da UNESP Ilha Solteira, a partir das 19 horas sob a Moderação da Professora Dra. Katia Maltoni, o chefe do DEFERS, Dr. Marcelo Andreotti discutiu os avanços da pesquisa e os resultados em diferentes sistemas de produção com foco na melhoria da fertilidade dos solos e em seguida, o Prof. Dr. Rafael Montanari defendeu a geoestatística como uma importante ferramenta de avaliação da qualidade química e física dos solos e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UNESP Ilha Solteira, Dr. Paulo Ceresini discutiu os desafios da formação técnica sólida nos cursos de Mestrado e Doutorado.

Na avaliação do Coordenador Geral do I Simpósio de Ciência do Solo, o Prof. Dr. Thiago Assis Rodrigues Nogueira destacou que a iniciativa superou todas as previsões, "pensamos em 80 participantes nesta primeira iniciativa e registramos 120 inscrições, 74% de alunos de graduação, 17% alunos da pós-graduação e 9% profissionais e foi oportuna a escolha do manejo do solo na qualidade ambiental e na segurança alimentar como tema central, pois deveríamos todos saber e estar consciente da importância dos solos na produção de alimentos e da manutenção da qualidade do ambiente e assim, o adequado uso desse recurso natural é fundamental para a sobrevivência da vida no planeta terra. Sabemos também, que grande parte da população mundial vive em países em desenvolvimento, onde a agricultura tem por desafio aumentar a produção de alimentos de forma sustentável, sem ampliar as áreas de cultivo, não expandindo as áreas de solos degradados e garantindo a segurança alimentar, para isso, novas tecnologias serão necessárias, uma vez que assegurar o sustento de uma população em expansão dependerá do incremento da capacidade produtiva dos solos agrícolas, da conservação e reabilitação dos recursos naturais. Estes, por sua vez, dependem da conservação do solo, da água e do ambiente, do adequado manejo dos insumos, da nutrição sustentável das culturas, entre outros, que em conjunto irão contribuir para o aumento e qualidade dos alimentos de consumo básico e preservação dos ecossistemas. Neste contexto, objetivamos com o presente evento, apresentar novos conhecimentos técnico-científicos, práticas, processos e transferência de tecnologia ligados à produção agrícola, voltada ao incremento da quantidade e qualidade dos alimentos, ao manejo adequado do solo, dos insumos, da nutrição de plantas e à preservação do ambiente".

Comentários