Reflexões: Horizonte

Adelvair David davidesp.weebly.com
 
 
Os poetas o conhecem bem, versam em suas poesias e cantam em suas canções, mas aqui, o termo encerra uma conceituação um pouco mais significativa.
O horizonte, materialmente falando, é a ilusão de ótica que permite limitar até onde a visão alcança, como se tudo fosse até ali, nada mais além, o céu encontra a terra e tudo fica concluído. De forma mais ampliada, especialmente no aspecto moral, queremos falar dos quantos existem neste mundo que não veem horizonte para suas vidas, que a vivem sem saber como tudo vai ficar. Uns perambulam pelo mundo e ninguém os espera em lugar algum, para estes, a vida é uma grande incerteza permeada de momentos de muita solidão, mesmo em meio à multidão. Para outros os problemas do cotidiano parecem que não vão ter fim, e que a qualquer momento irão para a ruina os seus melhores esforços, para estes, o fardo parece que não será suportável. Para outros ainda a vida é segura, cheia de esperança, o horizonte é bem definido com linhas multicoloridas cheias de significação, possuem paz e alegria de viver.
Compreendemos que o horizonte do homem é Deus, sem ele, tudo realmente é vazio por mais realizada possa parecer a pessoa aos olhos do mundo. Deus é um sentimento não apenas uma informação na razão do homem e, Sua presença dá segurança. Enquanto muitos se detêm a observar o horizonte sombrio e triste de suas vidas, aquele que o tem no coração prossegue na direção de um horizonte que se amplia sempre, que se renova e se apresenta como o solucionador de todas as problemáticas.
Para encontrar esse horizonte renovador é preciso desejar, buscar na beleza da natureza, na imensidão do cosmos e nas palavras de Jesus que ensinou a chama-lo de Pai, sempre presente e bondoso a auxiliar o homem. Basta encontra-lo no fio da prece que faz a ligação com o Seu amor, permitindo a inspiração para as decisões mais acertadas e promissoras. É preciso busca-lo no amor ao próximo, na caridade que dá sem ver a quem, que serve sem desejar recompensa, que é menos suscetível às impressões ruins que recebe dos outros e é mais disponível para servir ao semelhante. Na belíssima prece atribuída ao "poveretto" de Assis, encontramos: "É dando que se recebe", sim se recebe a paz, a completude, a direção e a luz para o caminho.
Não são as grandes realizações que dão horizonte à vida, mas sim a prática do bem em todas as suas formas compreensíveis. Como diz um grande amigo do nosso coração: "o bom é ser bom", dizemos que seguramente o é, pois a bondade beneficia primeiro aquele é bom, para depois expandir-se em todos os sentidos.
NO HORIZONTE FELIZ DA PRESENÇA DO CRIADOR EM NÓS ENCONTRAREMOS A RAZÃO DE VIVER.
 
 
 

Comentários