#PalavraDoAno2017 será revelada no final do mês

Pelo segundo ano consecutivo, Brasil elege a palavra que sintetiza o espírito da época

Foi dada a largada no processo de escolha da #PalavraDoAno2017. As cinco finalistas serão divulgadas no dia 30 deste mês pela CAUSE, responsável por, desde o ano passado, trazer para o Brasil essa tradição já consolidada em países como Estados Unidos e Alemanha. A #PalavraDoAno2017 será revelada na primeira quinzena de novembro.

"A fragmentação e a radicalização da opinião pública são visíveis, mas ainda não está claro o que une o brasileiro – a percepção comum dos vários lados. É essa incógnita que a #PalavraDoAno ajuda a revelar", explica o cientista político Leandro Machado, sócio da CAUSE e professor da FGV. "Ou seja, o Brasil precisa entender o Brasil e a #PalavraDoAno é mais uma ferramenta nesse processo", completa.

Os termos que concorrerão à #PalavraDoAno devem capturar o espírito da época. O processo levará em consideração apenas palavras em português. Não é necessário ser uma palavra nova. É possível que a palavra seja composta, desde que forme uma unidade semântica.

O processo de escolha se dá em três fases: escolha do grupo de palavras elegíveis, seleção de uma lista de finalistas e escolha da vencedora. Ao contrário do ano passado, desta vez, tanto a primeira como a última etapas contarão com pesquisas de opinião com amostras que representam a população brasileira em sexo, idade, classe social e região do País. Serão utilizados painéis digitais PiniOn, do Idea Big Data, líder nessa metodologia no Brasil. Com tecnologia de ponta e proposta inovadora, esse formato oferece a agilidade e capilaridade necessárias para um processo que, em duas semanas, vai capturar o espírito do tempo ao apontar as principais palavras do ano.

"A #PalavraDoAno busca refletir não só o aspecto quantitativo de um determinado tema. É uma grande oportunidade de nos aprofundarmos sobre as tendências do momento.", afirma o presidente do IDEIA Big Data, Maurício Moura.

A Palavra do Ano é uma tradição ocidental desde a década de 1970, quando a Society of German Language passou a selecionar o vocábulo que melhor resume o espírito da época. Desde então, a ideia se espalhou pelo mundo, com processos de seleção distintos entre si. No ano passado, por exemplo, palavra escolhida para representar o contexto brasileiro foi "indignação".

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