Jogos eletrônicos são utilizados pela Fatec Jales para promover integração e auxiliar aprendizado

Como forma de integrar os alunos e a comunidade externa em uma atividade que envolve entretenimento, raciocínio, agilidade, entre outras habilidades, a Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo- Fatec Jales promoveu o Campeonato de League of Legends - Championship Series, no feriado do dia 12 de outubro.

O campeonato teve como objetivo estimular o desenvolvimento de situações variadas de aprendizagem, tais como trabalho em equipe, estratégias, concentração, conhecimento tecnológico, decisões, interatividade e coletividade. O desenvolvimento da criatividade e a construção de conceitos de maneira lúdica e interativa favorecem o convívio social e o aprendizado.

A ação proposta também buscou a aplicabilidade e desenvolvimento organizacional, por meio do envolvimento de alunos na execução do projeto, principalmente dos cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A proposta foi criar experiências divertidas que tivessem fundo educativo e associar entretenimento ao aprendizado. Henry Jenkins, especialista norte-americano em jogos de aprendizado, diz que os jogos possuem a habilidade de criar um contexto social entre os jogadores, podem acomodar uma variedade de modalidades de aprendizado, favorece um maior engajamento pela imersão e encoraja os estudantes a adquirirem riscos intelectuais sem grandes medos de fracasso. Em muitos aspectos, os jogos eletrônicos possibilitam um melhor ambiente de aprendizado, permitindo um ajuste de nível de dificuldade conforme as habilidades do jogador.

Para se inscrever ao campeonato, os participantes fizeram a doação de leite longa vida, cuja arrecadação, que totalizou 80 litros, teve como destino o Lar dos Velhinhos São Vicente de Paula, de Jales/SP, instituição escolhida pelos participantes.

A Fatec Júnior coordenou e organizou todas as etapas do campeonato, como inscrições, mobilização social, distribuição das equipes e preparação da infraestrutura.

Comentários