FOLHAGERAL

No botequim

 
da vila, os analistas confabulam. Se não houver restrição visível nos estacionamentos de carga e descarga da Zona Azul, sem ferir a lei aprovada pelos vereadores, os automóveis, as motos, as carroças/carrinhos e os caminhões com gaiola de gado poderão estacionar pelo tempo necessário para carga e descarga de mercadorias e animais. Uma lei, ao ser formulada, tem que buscar evitar as chamadas brechas.

O prefeito


Flá Prandi (DEM), na recepção ao então secretário de Estado do Turismo, Laércio Benko, em Jales, no dia 10 de junho, garantiu com uma promessa que recapearia as ruas Jahu (no Bairro Aeroporto) e São Paulo (no Bairro IV Centenário). Enquanto aguardam ajuda, ambas continuam suportando o tráfego contínuo de veículos.

Não há dúvida


que os recursos da prefeitura são limitados e que o tráfego por vias bem conservadas é um direito de todos. Por isto, deve haver critérios bem escolhidos para a elaboração no planejamento da conservação das vias urbanas. Para evitar, por exemplo, que determinados moradores fiquem por anos aguardando a vez de recapeamento de sua rua e acabem ultrapassando o prazo de validade dos seus rojões.

Na última


Quarta-feira (25 de outubro), a Comissão de Educação (CE), na Câmara dos Deputados, recebeu o Parecer da relatora – Deputada Norma Ayub (DEM-ES) – pela aprovação do Projeto de Lei 3.266/2015 (que havia sido retirado de pauta) de autoria do deputado Vicentinho (PT) para criação da Universidade Federal da Região Noroeste Paulista (UFNP) em Jales.

Após expor


os fatos do pedido de criação da UFNP, a deputado Norma disse que ante argumentação precedente "manifestamo-nos pelo inequívoco mérito educacional e também social da proposta, o voto é pela aprovação do Projeto de Lei nº 3.266/2015. E aos nossos pares solicitamos o imprescindível apoio ao nosso posicionamento".

Está marcada


para quarta-feira (1º de novembro), reunião ordinária da Comissão de Educação (CE) em sua 55ª Legislatura – 3ª Sessão Legislativa Ordinária, tendo incluso para apreciação o Projeto de Lei 3.266/2015, sujeito à apreciação conclusiva pelas Comissões. Os políticos de Jales vão engajar nesta luta?

A ponte


sobre a Avenida Maria Jalles, que dá acesso à Rua Juvêncio Pereira de Brito, está sem a grade de segurança para pedestres em um dos lados já há um bocado de tempo. Estava jogada dentro do córrego, mas não está mais. Tomara que tenha sido retirada por um funcionário municipal e que o setor competente esteja providenciando outra.

Quarta-feira


passada (dia (25), o governador Geraldo Alckmin autorizou o repasse de R$ 120 mil para a Prefeitura de Marinópolis adquirir uma ambulância, contribuindo para o fortalecimento da assistência à saúde pelo SUS na região. Ele esteve também em Dolcinópolis, inaugurando e liberando recursos. O ano de 2018 está batendo às portas e o governador Alckmin é pré-candidato à presidência da República. Mas Jales ficou fora do seu roteiro.

Não é de hoje


que o prédio onde funciona o Museu Municipal está em estado de calamidade, podendo o seu teto vir abaixo. O local estaria proibido para visitas. O Museu está instalado no Espaço Cultural "Dr. José Carlos Guisso", onde também funciona a Biblioteca Municipal.

Depois de


longo inverno, o vereador Nivaldo Batista de Oliveira "Tiquinho" (PSD) está solicitando do prefeito Flávio Prandi (DEM) se o local está fechado, quais os motivos e se há a possibilidade de ser reaberto.

Tiquinho


enfatizou que os museus são uma forma da sociedade expor seu passado ao presente e sua cultura material. "É um local que tem como função a preservação do patrimônio cultural de um povo, a manutenção e a valorização da sua identidade".

O vereador


também indagou, caso o Museu tenha sido fechado, para onde foram as peças que estavam em exibição e como elas estão armazenadas de modo a evitar que se deteriorem?

De fato,


são questões importantes. Mas sabemos que, tanto no Executivo como no Legislativo, seus membros correm atrás recursos para umas e outras finalidades, que são suas prioridades, mas ficam para trás casos como a reforma do prédio que abriga o Museu e a Biblioteca.

Apesar desses
 

contratempos, vamos pensar positivamente, inclusive que Cultura e Entretenimento hoje são prioridades para o povo e rendem prestígio aos políticos. A história de Jales sempre foi motivo de justo orgulho do nosso povo. E vamos estender a ação dos políticos em benefício de outro legítimo orgulho cultural dos jalesenses: a nossa Orquestra Sinfônica.

O vereador
Luiz Henrique MacetãoVioto (PP), através de projeto de lei, quer obrigar as agências bancárias do município de Jales a disponibilizar intérprete de Libras para auxiliar no atendimento de deficientes auditivos. Ele pode ter razão, mas primeiro deveria verificar se os bancos estão cumprindo a lei municipal sobre o tempo de atendimento dos caixas.

A Secretaria
de Obras e Serviços Urbanos – da Prefeitura de Guaçuí (Espírito Santo), a 230 Km da capital – não foge à luta mesmo sem munição. Há dois meses, inaugurou uma nova praça, em frente a uma clínica particular e o Pronto Socorro Municipal. A clínica particular entrou com o material, a Secretaria com a mão-de-obra. Não foi a primeira parceria desse tipo. Lá isso é feito fielmente, de acordo com as leis, normas e regulamentos. Pois é, é a tal vontade política em realizar. É a PPP.

Comentários