Falta de Sentido para a Vida e a Degradação da Ética


Flávio Rodrigo Masson Carvalho - PHD,
Professor e pesquisador do UNIBAVE/NUPEDI(Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito) – Orleans - SC equilibriumtc@hotmail.com

Este foi o tema que trabalhei na XVIII Semana Pedagógica das Faculdades Integradas Urubupungá de Pereira Barreto.

No evento esteve presentes alunos de diferentes cursos, inclusive da pós-graduação. A maioria dos alunos eram dos cursos de Pedagogia e Psicologia.

Comecei minha fala apontando a diferença entre Ética e Moral. Onde frisei que a Ética é uma só, perpétua, a mesma para todos nós. Já a Moral são várias, ou seja, são várias morais. Depende da sua criação, cultura, religião, você defende e prega um tipo de Moral.

Para resumir o que é Moral baste se perguntar: Como devo agir?

Para resumir o que é Ética basta se perguntar: Que vida quero viver? Quem eu quero ser?

E sobre a ética Profissional, que é o conjunto de valores, princípios e ideais que regem o desempenho de toda profissão, bem como de cada profissão, especificamente.

São virtudes profissionais fundamentais: Responsabilidade: que é o SABER-FAZER, Lealdade: que é o SABER-SER, e Iniciativa, que é o SABER-AGIR.

Como ser Ético? Simples: "Fazer aos outros o que gostaria que fizessem para você".

Segundo Albert Einstein: "Somente a moralidade das nossas ações pode nos dar a beleza e a dignidade de viver."

Temos que ser um modelo Moral! Não se nasce Moral, torna-se Moral!

E para sermos exemplos de pessoas de bem, para fazermos a diferença, podemos fazer uso da Educação.

A educação é um instrumento de transformação!
Você pode fazer uma Proposta de Valor: O Que Você Vai Melhorar na Vida das Pessoas?

E se você quiser realizar essa proposta, terá que ser um exemplo, terá que ter Moral e ser Ético.

E você tem que aprofundar essa Proposta, desenvolvendo a mesma tendo plena consciência do que é e o que significa a Dignidade Humana!

Na realização de tal Proposta, você não deve jamais esquecer que Cada pessoa tem sua individualidade sua personalidade e seu modo próprio de ver e sentir as coisas, e é necessário que você entenda e respeite isso.

Devemos ser exemplo de cidadão, e levar Cidadania à todos, e sobre cidadania nos disse o saudoso Tancredo Neves: "A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade."

Pensando no Estado, na Família e na Sociedade, qual o papel de cada Um? Qual o seu papel? Quem define?

Qual o sentido da (tua) vida?

Dê um significado à sua vida! Seja honesto, ético, tenha moral, e busque com todas as forças fazer o bem, ajudar as pessoas, ajudar a nossa sociedade, que está vivendo uma crise Moral sem precedentes.

Muitas pessoas gastam muito tempo analisando o passado. O fracasso enfoca o passado, enquanto que o sucesso se concentra no futuro.

O futuro é agora! Comece agora a fazer o bem, a ajudar o próximo! Não perca mais tempo sofrendo pelo passado, e se angustiando pelo futuro que está por vir. Foque no presente. Aja agora! Mude sua vida! Pratique ostensivamente o bem, e assim vai ter um futuro prospero e feliz!

Seja uma autoridade Moral, torne-se uma Referência!

E jamais se esqueça: Você merece uma vida plena e com propósito!

Estabeleça um Sentido para sua Vida, e não contribua para a Degradação da Ética!

Vamos defende-la, vamos exigi-la!

Mas só podemos cobrar, se fizermos nossa parte.

Infelizmente o conceito de bem e mal, está se tornando uma questão de ponto de vista, moral e ética sendo esquecidas e cada vez mais as pessoas acham que o caminho é achar normal certas atitudes.

"Vivenciamos uma crise moral e ética na sociedade, onde estão querendo subverter o certo, tornando o errado correto" Gregório Júnior.



Comentários