Conflitos

Flávio Rodrigo Masson Carvalho - PHD,
Professor e pesquisador do UNIBAVE/NUPEDI(Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito) – Orleans - SC equilibriumtc@hotmail.com

 
Surgem por um choque de interesses, personalidades, ansiedade e frustrações, lutas pelo poder e status.

CONFLITOS INTRAPESSOAIS: Ocorre dentro do indivíduo. Pode radicar no conflito de idéias, pensamentos, emoções e valores.

CONFLITOS INTERPESSOAIS: Quando se entra em conflito com outras pessoas.

CONFLITOS INTRAGRUPAL: Aquele que acontece na própria organização.

CONFLITOS INTERGRUPAL: Aquele que acontece entre organizações.

DIFERENÇAS DE PERSONALIDADE: São sempre invocadas como explicação para as desavenças entre pessoas e trabalho.

O diagnóstico preliminar ajuda a antecipar o conflito e auxilia no controle de desavenças, pois conhecendo a personalidade do oponente é possível saber como lidar com ele.

PERCEPÇÃO DO CONFLITO: NEGATIVAS: Destruição, Raiva, Desentendimento, Hostilidade, Guerra, Ansiedade, Tensão, Alienação, Violência, Competição, Ameaça, Dor, Desesperança...

PERCEPÇÃO DO CONFLITO: POSITIVAS: Excitante, Rejuvenescedor, Útil, Estimulante, Criativo, Oportunidade de crescimento, Íntimo, Corajoso, Revelador, Oportuno, Enriquecedor...


TIPOS DE CONFLITOS:
DISCUSSÃO – Contribuições diferentes podem levar a uma melhor solução;

COMPETIÇÃO – Estabelecimento de padrões para um desempenho superior e motivação para as pessoas conseguirem a superação;

PROPRIAMENTE DITO – Trabalha sob o sistema ganha-perde, gerando falta de confiança, perspectivas diferentes e enfoques individuais no seu tratamento.

O conflito como algo nocivo surge principalmente por três razões: Falta de confiança; Perspectivas diferentes; Enfoques individuais para o tratamento dos conflitos.

ASPECTOS POSITIVOS: Permite libertar tensões, Fortalece relações quando é resolvido criativamente, Pode elevar a motivação e energia para melhor execução das tarefas

Permite reconhecer problemas ignorados, Falta de conflito – Passividade, Faz surgir ou ressurgir problemas que foram ignorados no passado, Incentiva o indivíduo a conhecer melhor o outro

Motiva o aparecimento de novas idéias/soluções, Aumenta o nível de lealdade e sentimento de inclusão ao grupo (bem como a colaboração).

ASPECTOS NEGATIVOS: Suscita comportamentos irresponsáveis, Cria suspeições e desconfianças, Gera desgaste emocional e sentimentos de dor, Pode romper relacionamentos

Cria ambiente de trabalho desagradáveis, Interfere na comunicação entre os indivíduos ou o grupo (atraso ou ruído nas comunicações), Reduz a coesão do grupo, Conflito pode ser destrutivo e levar ao desmembramento do grupo, Realça as diferenças entre nós (bons) e eles (maus)

CONFLITO CONSTRUTIVO: Gente muda: - Tentar novas estratégias - Comunicar de forma diferente - Mudança de objetivos.

Interação com objetivo de aprender ao invés de proteger (compreender, solucionar, perguntar, abrir, mudar). Não ficar atolado no conflito (o conflito não define as pessoas)

Procura o aumento da auto-estima, Foco na relação.

CONFLITO DESTRUTIVO: Sensação de perda no final. Espiral (manipulação do poder, coerções, ameaças, decepções). Fuga do confronto direto (relacionamento indireto, evitar a pessoa, redução de dependência, acúmulo de mágoas, reclamar para terceiros do problema). Vingança (às vezes junta com fuga do confronto direto), Inflexibilidade e rigidez. Sistema de dominação e subordinação competitivo. Humilhação verbal.


CONFLITOS DE INTERESSE-CONFLITOS DE NECESSIDADE-CONFLITOS DE OPINIÃO
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