MPF em Itapeva (SP) investiga falsa cobrança enviada por e-mail para assinatura de revista jurídica

Golpistas usam o nome do Ministério Público Federal para solicitar o pagamento de R$ 5,2 mil

O Ministério Público Federal em Itapeva (SP) investiga uma tentativa de golpe virtual com uso do nome da instituição para arrecadação de dinheiro. Criminosos estão enviando por e-mail um pedido de pagamento de R$ 5,2 mil para assinatura anual de uma suposta revista jurídica. A mensagem é assinada por uma pessoa que se identifica como representante do MPF e de um órgão de classe que sequer existe.

"O MPF não solicita contribuições financeiras de nenhuma natureza pelo oferecimento de produtos e serviços. Esses e-mails são falsos, e vamos identificar sua origem para que os responsáveis sejam punidos", esclareceu o procurador da República Ricardo Tadeu Sampaio, titular do procedimento instaurado para investigar a prática de estelionato virtual.

O pedido de dinheiro se refere à revista intitulada "Ação Tributária", e a nota fiscal para pagamento é emitida em nome de uma editora cujos registros indicam pertencer a duas pessoas que já têm antecedentes criminais. A sede da empresa está situada no centro da capital paulista, assim como a agência bancária informada para o depósito da quantia.

Um dos alvos da fraude foi a cidade de Barra do Chapéu, no interior de São Paulo. Após receber a mensagem, originada de um endereço com domínio Hotmail, a Prefeitura do município imediatamente relatou o caso ao MPF, que iniciou a investigação em caráter de urgência. Sampaio já determinou uma série de providências para que os autores do golpe sejam identificados.

"Ao receber um e-mail desse tipo, os cidadãos podem procurar o MPF para registrar uma denúncia", orienta o procurador. Além das unidades físicas do Ministério Público Federal em todo o país, as pessoas têm a opção de acessar o site www.cidadao.mpf.mp.br para relatar o problema e solicitar a apuração.

Comentários