Quase mil pessoas participam do Sementes Culturais, evento que leva desenvolvimento cultural e cidadão para Mirassol

Oficinas, exposições de arte, feiras de troca e brincadeiras para as crianças foram organizados pelos moradores do bairro Regissol em parceria com a Fundação Alphaville
 
IMG_2270
Feria de Troca de Livros realizada durante o Sementes Culturais
 
Um público de quase mil pessoas participou do evento Sementes Culturais, que estimulou o desenvolvimento artístico, cultural e cidadão dos jovens do bairro Regissol, em Mirassol (SP), no último sábado (19). Organizado pelos moradores da própria comunidade em parceria com a Fundação Alphaville, OSCIP que promove a construção de novas soluções para o desenvolvimento das pessoas e seus territórios, a ação contou com exposições de arte, oficinas, feiras de trocas e shows, entre outros.
 
Realizado na Escola Municipal Luis Carlos Matiel Pires E.F.E.I., o Sementes Culturais ainda contou com apresentação de Hip Hop, com uma performance onde 15 grafiteiros pintaram um muro de 38 metros da instituição e com um show de encerramento da Banda Municipal Juvenal Noronha. O projeto construiu uma rede de contatos que contou com apoio da Prefeitura de Mirassol, dos Departamentos de Educação e de Cultura e Turismo e da ONG Transparência.
 
“O evento teve um envolvimento muito legal da comunidade, que foi muito receptiva”, disse Josana Zanetti, diretora da escola Matiel Pires. “A troca de livros, por exemplo. Recolhemos doações pela comunidade e entre os alunos da escola que, no dia, escolhiam o livro que queriam levar. Continuamos a fazer trocas e receber mais materiais até depois do evento, um sucesso”, contou.
 
“Estimulando a convivência entre os moradores, descobrimos o sonho coletivo de oferecer mais atividades de cultura e cidadania para os jovens, que gerou a ideia do Sementes Culturais”, contou Ricardo Benitez, coordenador de Sustentabilidade da Fundação Alphaville. “O sucesso da ação, além de trazer desenvolvimento para o bairro, representa também uma nova maneira de pensar dessas pessoas, que se enxergam agora como um grupo e pensam em ações voltadas para a comunidade”, completou.
 
O Sementes Culturais chegou ao fim, mas os moradores já pensam em novas iniciativas. “Agora no final do ano, queremos montar uma feira de Natal e trazer como parceiros os artesãos de Mirassol”, afirmou Josana. “Também percebemos que os minicursos tiveram muito interesse de pais e filhos, e estamos muito animados para investir mais nessa área”, disse.
 
Sobre a Fundação Alphaville
A Fundação Alphaville é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e nasceu em 2000, tendo como principal mantenedora a Alphaville Urbanismo. Promove a construção de novas soluções para o desenvolvimento (das pessoas e dos territórios) pautada na convivência entre todos os envolvidos. Está presente em 23 estados brasileiros e trabalha com base na identificação do potencial e dos interesses de cada comunidade, apoiando o desenvolvimento das vocações locais e fortalecendo sua atuação. Em 17 anos de trabalho, a Fundação já beneficiou mais de 400 mil pessoas, por meio de seus mais de 210 projetos. Para saber mais acesse www.fundacaoalphaville.org.br  

Comentários