O curso de Gestão
Empresarial da Fatec Jales “Prof. José Camargo” continua realizando pesquisas
para identificar o potencial e perspectivas do consumidor do Comércio Varejista
de Jales/SP. Após encerrar o primeiro trimestre de 2017, no dia oito de abril foi
realizada uma nova pesquisa com os consumidores que estavam visitando o comércio
local e foi possível identificar que mais da metade (53%) são pessoas do sexo
masculino, casadas (56%), acima de 40 anos (53%), todas com até dois filhos, contando
com moradia própria e renda individual entre 1 e 3 salários mínimos.
Quando questionados sobre a interferência da crise econômica
em suas decisões de compra, 75% dos entrevistados afirmam ter afetado de
maneira a reduzir as suas compras, sendo que apenas 14% afirmarm não ter tido
problemas com isso.
Gráfico – A crise
econômica tem afetado as suas decisões de compra

Outro dado obtido foi quanto à periodicidade das compras no
comércio local, ao que 58% dos entrevistados responderam realizar as suas
compras eventualmente, seguido de outros 32% mensalmente, o que mostra uma
baixa frequência. Além disso, a pesquisa apontou ainda que 36% afirmaram gastar
entre R$ 200,00 e R$ 500,00; outros 31% entre R$ 100,00 e R$ 200,00; tendo
ainda 25% gastando menos que R$ 100,00 e apenas 8% com gastos superiores a R$
500,00, como mostrado no gráfico, o que pode ser considerado muito baixo, ao
observar todos os itens que podem ser adquiridos no comércio e a periodicidade
que os clientes estão comprando.
Gráfico
- Valor médio gasto nas compras no comércio

Outro importante aspecto
levantado na pesquisa refere-se ao principal atributo valorizado pelos
consumidores no ato da compra, apontado como sendo a qualidade dos produtos,
com 36% das opiniões, seguido do preço praticado, com outros 33%; já com
relação à forma de pagamento, 46% afirmam preferirem pagar à vista, obtendo
assim os melhores descontos.
A pesquisa detectou ainda
a preocupação quanto ao cenário econômico e político para 2017. Sendo este um dos
principais eixos da pesquisa, identificou-se, portanto, que na concepção dos consumidores,
este cenário vem apresentando uma crescente visão pessimista, haja vista que,
em dezembro de 2016, apenas 30% dos entrevistados acreditavam que o cenário
político econômico seria pior em 2017; já na pesquisa atual, houve uma forte evolução deste índice, aumentando para
69% dos entrevistados acreditando que ainda irá piorar ou piorar muito, como
mostra o gráfico. Diante das respostas dos entrevistados, percebe-se que as
notícias ligadas à corrupção apresentadas nas últimas semanas vêm interferindo
fortemente na interpretação dos consumidores, o que os motiva a buscar revisões
em suas estratégias orçamentárias para a família.
Gráfico - Cenário político e econômico
para 2017

Fonte: Pesquisa de campo, 2017
A
pesquisa identificou ainda o que os clientes consideram positivo no comércio de
Jales, sendo constatado que os principais pontos fortes são o atendimento e a
variedade de produtos. Embora tenha aparecido como ponto positivo para muitos
clientes, o atendimento, segundo os índices da pesquisa, também é citado como
um dos pontos a serem melhorados, cabendo aos empresários a busca de mecanismos
para alavancarem as vendas em seus estabelecimentos. Porém, também é importante apontar que, dentre
as principais reivindicações de melhorias estão, em primeiro lugar, mais vagas
para estacionar veículos que, por serem insuficientes, dificulta muito a vida
dos clientes.
Os
índices levantados e analisados nesta pesquisa apontam, que, mesmo num cenário
de dificuldades financeiras e de tantas incertezas, o comércio jalesense é
capaz de suprir as necessidades dos clientes, e isso será ainda mais
concretizado se os pontos apresentados aqui como negativos tiverem adequações
pertinentes.
Comentários
Postar um comentário