Com a chegada do Verão, é importante manter-se hidratado e adotar uma alimentação mais leve, para ajudar o corpo a repor as energias e substâncias perdidas com a transpiração, preparar a pele para a exposição ao sol e garantir mais disposição para aproveitar as altas temperaturas da estação. Especialistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo reforçam alguns cuidados importantes nesta época como a ingestão de dois litros de água por dia, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
![]() |
"Muitas pessoas acreditam que ao consumir alimentos com mais líquido já estão suprindo as necessidades diárias, mas é importante que 90% desse consumo venha do ato de beber água e os 10% de frutas, vegetais e outros alimentos", explica a nutricionista da Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócios (Codeagro), Milene Massaro. Para as pessoas que realmente têm dificuldade em beber água ao longo do dia, a dica é preparar chás naturais em casa com ervas e consumi-los gelados. "Nada de substituir por refrigerantes, sucos industrializados em caixa ou em pó", alerta a especialista.
Outra excelente opção para saciar a sede com saúde é a água de coco, rica em minerais e com alto poder de hidratação. "O melhor é consumir a água de coco natural, extraída da fruta, mas se não for possível, preferir as que não têm adição de substâncias químicas, açúcares e conservantes. Por isso, é importante ler o rótulo", orienta.
A nutricionista indica ainda alguns alimentos que contêm maior quantidade de água e podem garantir um nível maior de hidratação. "A cenoura e a couve manteiga têm 90% de água em sua composição, além de serem ricas em vitamina A, que ajuda a ter uma pele mais bonita", diz Milene.
O tomate cru e a melancia têm grande quantidade de licopeno e antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce e os radicais livres, responsáveis pelo aparecimento de doenças cardíacas, diabetes e câncer.
Outra opção para incrementar o cardápio de Verão é o abacate, que é composto de 83% de água e pode ser utilizado tanto em receitas doces como salgadas. "A fruta tem a chamada gordura boa para o organismo, porque evita que os níveis de colesterol se elevem no sangue", explica a nutricionista. Outras opções de alimentos com alto teor de água, vitaminas e minerais são o feijão, pepino, laranja, alface, brócolis e peixes em geral.
O cozimento a vapor é o mais indicado para essa época do ano, pois além de garantir leveza às preparações, conserva a umidade do alimento e grande parte das suas vitaminas. "Outra alternativa para melhorar o aproveitamento das propriedades nutricionais é reutilizar a água do cozimento de vegetais nas receitas. Usar a água da cenoura cozida para preparar arroz ou a água da beterraba no feijão garante mais vitaminas nas refeições", ensina Milene.
Orientar a população a adotar melhores hábitos alimentares é uma das diretrizes do governo do Estado à Pasta. "Como médico, o governador Geraldo Alckmin sabe da importância de zelar pela saudabilidade dos alimentos oriundos da agricultura paulista, para trazer mais qualidade à mesa das famílias brasileiras", avalia o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim. (por Paloma Minke).
Comentários
Postar um comentário