Com reportagem de Luciana Vicária, Thaís Ribeiro e Pedro Fideles
A gastronomia se tornou uma força do turismo para atrair viajantes a lazer e a negócios em deslocamento pelo país. São pelo menos 200 grandes festivais em que a comida é a grande protagonista, de modo que a chance de esbarrar em um deles durante a viagem de férias é cada vez maior.Empresários do setor estão investindo na harmonia entre os pratos e a vista pela janela. Eles passaram a oferecer a experiência de degustar iguarias do cardápio à beira-mar, diante de uma cachoeira ou no topo de um edifício, com vista panorâmica da cidade.
“Estimular todos os sentidos gera uma experiência inesquecível ao viajante”, diz Fernando Guimarães, sócio de um restaurante com vista panorâmica da cidade de São Paulo. “Aliar o que tem do lado de fora à boa alimentação faz o cliente voltar à casa”, disse.
“Ela é uma das bases da estrutura do turismo, com potencial para atrair viajantes dos mais variados perfis”, diz o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Os gastos com alimentação já estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, atrás apenas do transporte, de acordo com a última pesquisa do Ministério do Turismo.
A gastronomia brasileira é avaliada positivamente por 94,4% dos estrangeiros e aprovada por mais de 89% dos brasileiros. Acompanhe a seguir alguns restaurantes com vistas de perder o fôlego.
Fortaleza - CEImagine-se diante de um pargo assado (peixe) em um restaurante com vista panorâmica da praia de Abreulândia, em Fortaleza, de areia clara e mar verde, frequentada por moradores e praticantes de surf e widesurf. Foto: Divulgação.
Curitiba - PRSaborear um prato típico da região como o barreado, uma carne cozida em panela de barro e servida com farinha de mandioca, apreciando uma vista panorâmica da cidade, com destaque para o Parque Barigui, um dos principais atrativos naturais da capital. Foto: Divulgação/Guilherme Alves.
Comentários
Postar um comentário