Prefeitura de Urânia inaugura Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

por Natália Quatrina

Com a estrutura física e equipamentos imobiliários totalmente concluídos recentemente, o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO de Urânia, foi inaugurado oficialmente na manhã desta sexta-feira, 8 de março, em anexo ao Centro de Saúde de Urânia. O projeto que tem como slogan "Brasil Sorridente" no qual integram os programas Saúde Bucal SUS, Ministério da Saúde e Governo Federal chegou para completar a saúde pública em Urânia.
O projeto de implantação foi elaborado em junho de 2011 e encaminhado ao Gestor Estadual através do DRS XV São José do Rio Preto, que após analise de documentação foi aprovado e encaminhado para a Coordenadoria de Planejamento de Saúde de São Paulo, na qual foi publicada a deliberação em 12 de dezembro e homologando o credenciamento do CEO para o município.
O encaminhando do projeto para avaliação à Secretaria de Atenção a Saúde, do Ministério da Saúde, tendo a Comissão Intergestora Tripartite (CIT) aprovado a habilitação do CEO – I Urânia. A Prefeitura de Urânia atendeu as diretrizes de implantação do dos serviços, e iniciou as obras de ampliação e adequação da estrutura física e a compra de equipamentos.
De acordo com a normatização do SUS para o serviço do CEO tipo I, o município contratou três profissionais: um cirurgião, um periodontista e um endodontista, que realizam cinco procedimentos especializados que são; 1) diagnóstico bucal - com ênfase em diagnóstico do câncer da boca, 2) periodontia, 3) cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, 4) endondontia e 5) atendimento aos portadores especiais, lembrando que os atendimentos serão realizados dentro das possibilidades na qual a estrutura comporta.
Os atendimentos realizados no CEO virão como encaminhamento, no qual cada munícipe que é atendido nas Unidades Básicas de Saúde da Família dependendo do grau da especialidade será encaminhado ao CEO e só assim, será atendido no período diurno, de segunda-feira á sexta-feira conforme agendamento.
Segundo o secretário municipal de Saúde, José Rubens Gitti " Urânia é uma cidade privilegiada, com aproximadamente oito mil habitantes e acaba de conquistar um Centro de Especialidades Odontológicas deste nível, com esta estrutura e com equipamentos de alta qualidade, este é o ultimo a ser implantado em um município de baixa população", que estava feliz por mais essa conquista da administração municipal.
"O CEO tem como objetivo tratar das pessoas que tenham renda menor que um salário mínimo e que não tem condição de fazer um tratamento, mas que agora poderá ser feito de graça pelo SUS", relatou o prefeito Airton Saracuza, em discurso de inauguração.
O dentista e vereador Orlando Vieira, também estava presente na cerimônia e enfatizou a luta para conseguir mais este investimento em nossa cidade, que segundo ele "o Centro dará a opção de o cidadão fazer um tratamento sem custo algum".
Estiveram presentes na inauguração, médicos, dentistas, funcionários municipais, convidados e população.
A Prefeitura Municipal está sempre em contrapartida com as conquistas que trarão benefícios a população.

Comentários