Palestras reuniram alunos da Unijales no Dia Internacional da Mulher

Pelo quinto ano consecutivo, a Unijales comemorou o Dia Internacional da Mulher com palestras voltadas a alunos, professores e funcionários da Instituição. Com o tema "Mulheres – Lutas e Conquistas", o evento foi realizado no dia 8 de março no Plenário Presidente Tancredo Neves da Câmara Municipal de Jales e nas dependências da Unijales.
A abertura do encontro foi feita pela professora e Psicóloga Maria Angélica M. Polízio que falou sobre os motivos que levaram à comemoração do Dia Internacional da Mulher, seguida pela Professora Drª Sonia Saura de Godoy que explanou sobre o objetivo do evento.
Luiza Elizabeth da Silva, especialista em Gestão Empresarial e Recursos Humanos, cronista e articulista em diversos veículos de comunicação regionais, palestrou na Câmara Municipal. Ela abordou temas como a Lei Maria da Penha; Relacionamentos e suas conseqüências sociais, afetivas e morais no século XXI; sexo e falou sobre as mais recentes conquistas das mulheres.
Na Unijales, o Professor Victor Roveratti, do Instituto de Prevenção, Saúde e Sexualidade, ministrou palestra voltada aos alunos do curso de Enfermagem sobre o tema Educação sexual é qualidade de vida. "Oferecer novas formas de educação e trabalhos diferenciados é uma excelente estratégia para cativar, aproximar e envolver o aluno no ambiente universitário, que com certeza, visa o desenvolvimento do indivíduo como ser humano e cidadão", falou o palestrante sobre a iniciativa da instituição em promover o ciclo de palestras em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Alunos do curso de Serviço Social, que conta com um grande número de mulheres nas salas de aula, assistiram à palestra ministrada por Maria Angela Manfrim. Ela contou sua experiência como voluntária em uma entidade social no município e falou sobre a extensa jornada de trabalho que a mulher assume diariamente. A palestrante presenteou cada uma das alunas com um delicioso bombom e uma linda mensagem.
Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, como reconhecimento e coroamento de um longo processo de lutas, organização e conscientização das mulheres e de toda a sociedade na maior parte do mundo.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ao longo dos anos, muitas têm sido as vitórias das mulheres. Conquistaram direitos como frequentar escolas, votar e se candidatar a cargos políticos, praticar esportes, representar o país em competições esportivas, entre outros. Também foram criadas delegacias de proteção à mulher e campanhas direcionadas à saúde da mulher, como a do câncer de mama, por exemplo.
Hoje, o Brasil possui mais mulheres do que homens, que ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho e são responsáveis por boa parte dos domicílios brasileiros. (Daniel Zilio)

Comentários