José Roberto Fioretto, do Departamento de
Pediatria vai coordenar uma publicação estrangeira
Professores da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) tem se destacado como referências internacionais de conhecimento em suas áreas de atuação. Depois de Arthur Oscar Schelp, que teve o livro Geriatrics, lançado em fevereiro deste ano, agora é a vez de José Roberto Fioretto, do Departamento de Pediatria coordenar uma publicação estrangeira.
O docente foi convidado pela editora Bentham Science Publishers para ser o editor responsável de um ebook sobre Acute Respiratory Distress Syndrome (Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo), sua principal linha de pesquisa, na qual tem várias publicações internacionais. O livro terá 12 capítulos, que serão escritos por renomados profissionais da área de medicina intensiva, estudiosos do tema.
Considerada a forma mais grave de insuficiência respiratória aguda, a SDRA pode ser causada por pneumonia, contusão pulmonar, aspiração, choque séptico, politraumatismo e múltiplas transfusões de derivados do sangue. Sem uma forma de prevenção ainda estabelecida, a doença se caracteriza pela dificuldade dos alvéolos fazerem as trocas gasosas de gás carbônico pelo oxigênio nos pulmões. A criança acaba, então, morrendo por insuficiência respiratória.
"Há mais de uma década me dedico a pesquisar a Síndrome do Desconforto Respiratório e tenho publicado em periódicos internacionais, por isso, acredito, fui convidado para ser editor desse livro, o que deixou bastante honrado. Ele deve ficar pronto ainda neste ano", comenta o professor, acrescentando que também participarão da obra outros autores brasileiros.
Entre os convidados, destacam-se os professores internacionais Alexandre Rotta (Pennsylvania University), Rodrigo Mejia (MD Anderson - Texas University), John Arnold (Children´s Hospital de Boston-USA,) entre outros, inclusive da FMB/UNesp. Todo o livro é escrito em Inglês e depois de pronto poderá ser acessado pela internet.

Comentários