Conheça o Viveiro Municipal







O Viveiro Municipal está implantado na cidade de Jales desde o final da década de 1990 e tem por objetivo fornecer mudas gratuitamente aos produtores rurais afim de que a haja a recuperação das APP’s – áreas de preservação permanente, e formação de reserva legal. O viveiro também atende à população urbana e de outros municípios, que têm a opção de comprar as mudas por valores simbólicos.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Meio Ambiente juntamente com a Prefeitura de Jales, é a responsável pelo Viveiro Municipal, sendo que as atividades do mesmo recebem supervisão dos Técnicos da Secretaria, para que o local esteja sempre preservado.
Hoje o Viveiro tem capacidade de produzir 200 mil mudas por ano e atualmente conta com 80 espécies de plantas, entre nativas e exóticas.
Atualmente sua infra-estrutura é composta por um barracão de alvenaria que abriga um escritório para a armazenagem de insumos e instrumentos de trabalho. São três estufas teladas pra as mudas se desenvolverem e uma parte externa para a climatação das mudas antes de irem a campo. O Viveiro possui também uma área externa, onde são desenvolvidas culturas anuais conforme o interesse e a necessidade para abastecimento de casas assistenciais com fins filantrópicos. Na parte administrativa, o viveiro possui um chefe de serviço e três auxiliares que executam as tarefas.
A sua horta também abastece a Casa do Migrante, onde tem dupla finalidade: a primeira é incentivar uma atividade para as pessoas que lá transitam, como um exercício físico e descanso mental e a outra é fornecer alimentos com qualidade, tendo sempre a supervisão do chefe de serviço do local.
O Viveiro Municipal está aberto a todos os munícipes de Jales, incluindo a população urbana que tem a opção de retirar mudas gratuitamente para serem plantadas nas calçadas (áreas de passeio público) e nos quintais.
Conforme a finalidade, a distribuição é realizada de acordo com cada interesse do agricultor ou dos munícipes da área urbana, onde algumas mudas são doadas e outras são cobradas, de acordo com o Decreto de Lei n.º5.634 de 03 de janeiro de 2012, que estabelece valores específicos para cada tipo de mudas.

Comentários