Biblioteca Municipal de Jales conquista título de "Biblioteca Modelo" da região

As funcinárias Josefa e Juliana que,
dentre outras coisas, cuidam da
boa conservação dos livros
 Com amplo espaço de trabalho, moderna e equipada, a Biblioteca Municipal de Jales foi escolhida como modelo na região. O motivo dessa conquista é claro: atualmente o órgão tem o acervo completo e informatizado, além de contar com mais de 2000 mil usuários cadastrados, entre eles uma grande parcela do público jovem da cidade e região.
Os empréstimos são realizados por meio de processo digital, onde estão disponíveis aproximadamente 15.680 livros catalogados. Com todo este acervo a Biblioteca Municipal atende aos interessados em diversas áreas do conhecimento humano, dentre eles coletâneas de História, Arte, Cinema, Música, Atlas, Dicionários, Teses, Periódicos, Folhetos, Filmes, literatura infanto-juvenil, literatura brasileira e estrangeira, contos, ficção,  folclore, obras religiosas, místicas e outros.
10 melhores do estado –
Com esta realização, os funcionários também foram presenteados e atualmente a equipe têm maior agilidade no trabalho, podendo acessar com rapidez a localização de um livro entre milhares.
Conservá-lo é nosso dever
A equipe do local também lembra que é importante manter critérios para manusear um livro ou documentos, o preparo técnico e manual envolve o trabalho dos funcionários coletando dados, organizando catálogos para aquisição de livros e efetuando o cadastro de usuários.
"Para que uma biblioteca possa alcançar seu objetivo é imprescindível organizar o acervo, ou seja, é necessário que cada livro passe por um processo de trabalho amplo e minucioso, selecionando, restaurando, colocando carimbos de identificação do patrimônio, fazendo doações (como já foi feito para várias cidades da região) e até efetuando o processo de descarte, o que inspira cuidado ao examinar cada livro a ser descartado, pois ele tem um grande valor histórico", enfatizou.
Edith Moreira Ridolfo – A Biblioteca Municipal "Edith Moreira Ridolfo" recebeu este nome em homenagem à notável senhora que foi a primeira professora da cidade. Esposa de Edilio Ridolfo, Edith lecionava música e tinha uma imensa alegria de viver. Ela transmitia este entusiasmo à todos aqueles com quem se relacionava, amava a arte, especialmente a música, e também os seres humanos a quem se dedicava, motivando o crescimento de todos.
Sua mensagem é sua própria vida, que serve de estímulo a todos os que desejarem a realização de algo sublime, como a arte, aprendendo com seus esforços e vencendo os desafios com vontade.
– "A leitura é a única arma efetiva para um mundo melhor, um livro é uma fonte inesgotável de sabedoria. Apesar de todo o avanço tecnológico da informática, nada anula a importância e o valor de um livro", lembra a funcionária da biblioteca, Iracema Alves Campos.
Em 2006, a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo realizou o concurso "Invista em você, leia!", o que destacou a Biblioteca entre as dez melhores do Estado de São Paulo. Com este mérito foram adquiridos não apenas livros, mas também equipamentos como computadores, estantes, câmeras de monitoramento e mesas. A partir desta "remodelagem" o local passou a atender em média 60 usuários por dia.

Comentários