Aprovada doação de terreno para Cáritas construir comunidade terapêutica

Dom Demétrio acompanhou a sessão e falou sobre
a importância do projeto aprovado pela Câmara
O terreno doado à Cáritas Diocesana de Jales
está localizado no Residencial São Lucas
Por unanimidade, os dez vereadores da Câmara Municipal de Jales, aprovaram em Regime de Urgência, durante a sessão ordinária de segunda-feira, 27 de fevereiro, o projeto do Poder Executivo que doa um terreno para a Cáritas Diocesana de Jales construir a sede de uma Comunidade Terapêutica para tratamento e recuperação de dependentes químicos no município.
O local possui uma área de 4.313,79 m², denominado Sistema de Lazer C, localizado no loteamento Residencial São Lucas, entre a Rua das Palmeiras e a Figueira Grande. A comunidade terapêutica será construída para abrigar dependentes químicos, do sexo masculino, com idades entre 12 e 18 anos. A Cáritas Diocesana terá o prazo de três anos para concluir a edificação e, mais um ano, a contar da conclusão da construção, para a instalação e funcionamento do projeto.
"Trata-se de um projeto com cunho altamente social e uma iniciativa digna de todo o louvor por parte da Cáritas Diocesana de Jales. O Poder Público não deve ficar omisso, de sua parte, em participar de forma efetiva, a vista do que ocorre em todo o mundo com relação à droga que destrói pessoas, famílias e corrói a própria sociedade, a exemplo do gritante fato que é a ‘Cracolândia’ da cidade de São Paulo. Temos, medida as proporções, a nossa ‘cracolândia’ às portas de nossas casas, pairando tenebrosamente sobre nossos filhos. Digo ‘nossos filhos’ porque sempre os temos como nossas crianças, não importando a idade cronológica. Porém, a dura realidade é que a comunidade terapêutica que se pretende implantar é realmente para crianças, pois visa dar tratamento e recuperação a dependentes químicos com idades entre 12 e 18 anos. Crianças, como se vê", escreveu o prefeito Humberto Parini na justificativa do regime de urgência.
O vereador Luís Especiato utilizou a Tribuna da Câmara e ressaltou sua posição favorável à doação do terreno. "Quero ressaltar aqui a minha posição favorável a esse projeto e o reconhecimento da administração municipal ao trabalho dessa entidade. Estamos criando oportunidades para tratar desse problema das drogas que atinge famílias em todo o mundo e que não é diferente em Jales e em nossa região".
O vereador José Roberto Fávaro também falou sobre a importância do projeto. "Será um local de mais de 4.300 m² e uma casa cuja responsabilidade será extremamente grande, já que cuidará de pessoas que possuem dependência química, um problema que está destruindo famílias inteiras em todo o país. Esse projeto da Cáritas Diocesana de Jales poderá salvar muitos jovens de Jales e, com toda certeza, essa comunidade terapêutica será de grande utilidade, por isso sou absolutamente favorável à doação do referido terreno", enfatizou.
Para o vereador Osmar Pereira de Rezende, que também fez uso da Tribuna, "a sociedade já não sabe mais que medidas tomar na guerra contra o tráfico, tamanha as proporções que o problema vem demonstrando. Temos uma grande oportunidade de oferecer um local adequado às pessoas que querem uma segunda chance de serem cuidadas e tratadas, independente de qualquer situação político religiosa. Todos nós temos obrigação de apoiar esse projeto".
O vereador Sérgio Nishimoto também fez questão de utilizar os microfones da Tribuna e dizer que é favorável a doação do terreno. "Esse é um projeto de tão grande relevância e importância que não necessitava ter sido enviado em regime de urgência. Com toda certeza, essa Casa, apóia e votará a favor da doação".
Salatiel Souza de Oliveira, último vereador a fazer uso da Tribuna para falar sobre o Projeto de Lei nº 12 de 10 de fevereiro de 2012, disse que o projeto é de fundamental importância, visto que o número de dependentes químicos vem crescendo de forma assustadora na cidade. "O problema das drogas tem envolvido até as crianças que deveriam estar nas escolas, aprendendo. Crianças que serão o futuro de nossa nação. Posso afirmar que todos os vereadores dessa Casa estão empenhados na aprovação desse projeto de doação do terreno para a construção da Comunidade Terapêutica em Jales, independente de credo ou religião. Temos que observar a essência do projeto". Salatiel ainda citou trechos bíblicos presentes em Mateus 22:39 e Marcos 12:33: "Ame os outros como você ama a você mesmo" e finalizou: "Muitas famílias de Jales e região estão gritando por socorro e a Cáritas Diocesana está disposta a atendê-las".
Para o vereador e presidente da Câmara Municipal, Luiz Henrique Viotto, a Cáritas é mundialmente conhecida em todos os países por sua atuação nas mais diferentes áreas de necessidades humanas. "Atendemos prontamente e com rapidez o pedido do prefeito Humberto Parini e votamos a favor da doação desse terreno, desse pedaço de chão, de onde vai brotar atenção, tratamento, carinho e esperança de futuro para as crianças e adolescentes que farão uso da Comunidade Terapêutica que será construída, em breve, debaixo da ‘Figueira Grande’. Tenho certeza que, para todos os vereadores da Câmara Municipal de Jales, foi um orgulho ter votado favorável a esse projeto que entrará para a história da Cáritas Diocesana de Jales e também para a história do município"
O bispo diocesano Dom Demétrio Valentini acompanhou a sessão e disse que "de fato, será uma obra que, de um lado, vai dedicar à recuperação de dependentes químicos e, ao mesmo tempo, vai ser uma espécie de sinal de alerta para toda a cidade, dizendo assim: ‘olha! o perigo da droga está aumentando’. Nós sabemos como é perigoso enfrentar a droga, porque a lei fundamental dos traficantes é de que, quem se contrapõe a eles, à receita deles, é punido com a morte. Então, precisamos ser prudentes e, ao mesmo tempo sermos solidários a fortalecer o posicionamento da sociedade contra a droga", finalizou Dom Demétrio. (Douglas Zílio)

Comentários