Aelton Freitas reivindica inclusão da BR-154 no PAC2

Promessa foi feita ao deputado Aelton Freitas durante encontro no ministério.
Obras vão começar pelo trecho mais perigoso da estrada
Em audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, nesta quarta-feira, 29 de fevereiro, o deputado federal Aelton Freitas (PR-MG), juntamente com o líder do PR na Câmara, Lincoln Portela (MG) e o também republicano Aracely de Paula, pediram a inclusão das obras da BR-154 dentro do Programa de Aceleração do Desenvolvimento 2 (PAC2). Recentemente Aelton Freitas fez a mesma solicitação a chefe de Gabinete do ministro, Nélida Ester Zacarias Madela e também ao diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Roger da Silva Pêgas.
"Agora reforçamos o pedido diretamente ao ministro Paulo Sérgio Passos. Eu e o deputado Aracely de Paula somos uns dos patrocinadores da emenda que objetiva a construção do trecho na BR-154 – trecho de entroncamento da BR-364 (Crucilândia/Bastos) até o entroncamento da BR-365 (entroncamento do perímetro urbano Ituiutaba). O deputado Lincoln nos acompanhou por ser o líder do PR na Câmara Federal. Reafirmamos o pedido de incluir a emenda no PAC e entregamos uma cópia da emenda. O ministro foi muito receptivo à solicitação e se comprometeu a colocar as obras no PAC", diz Aelton Freitas.
O deputado Aelton Freitas lembra que a emenda que prevê o asfaltamento da rodovia entre Bastos a Ituiutaba entrou na Lei Orçamentária Anual de 2012, num esforço suprapartidário dele e dos colegas parlamentares Aracely de Paula, Geraldo Thadeu, Gilmar Machado, João Bittar e Paulo Piau. E teme que a obra não aconteça em função do corte no Orçamento. Por isso o empenho e a importância de a obra ser incluída no PAC. "O corte orçamentário é muito grave. A rodovia foi criada por Juscelino Kubistchek há mais de 50 anos ligando São Paulo a Cuiabá. Só não foi construído o trecho de 48 quilômetros em Minas Gerais. Eu e os cinco parlamentares nos unimos e patrocinamos R$70 milhões para terminar a rodovia. Se ela não sair será uma frustração. Temos o compromisso do ministro dos Transportes, mesmo porque se a obra não for colocada no PAC vamos perder um ano de trabalho, perder o recurso e o tão sonhado asfalto", desabafa Freitas.
O deputado informa, ainda, que o ministro Paulo Passos garantiu que em breve o edital de licitação da conclusão da BR-154 será colocado na rua. "O ministro conhece de perto a rodovia e sabe da importância de ela ser concluída. A previsão é que em julho ele deve inaugurar o trecho dois da BR-364 (São Paulo-Cuiába) entre Campina Verde ao distrito de Crucilândia/Bastos. Acredito que até lá o projeto de pavimentação dos 48 quilômetros da BR-154, conhecido como Ituiutaba/Bastos, já estará no PAC2. Existe cobrança muito grande em cima do sonho de ver essa via asfaltada. Hoje, estamos com mais de 50% da BR-364 asfaltada, restando somente o trecho entre o trevo de Gurinhatã até o distrito de Chaveslândia, que já está licitado. Agora, estamos totalmente focados em conseguir o asfalto para a estrada do Bastos", lembra Aelton Freitas.
O projeto da BR-154 aguarda finalização de cálculos no Dnit/BH, e posterior análise ambiental. Segundo o deputado Aelton Freitas, o orçamento da União/2010 reserva R$ 48 milhões para serem investidos de imediato no início das obras da 154. Este valor é resultado de emenda de bancada aprovada no final de 2009.
Ministro dos Transportes garante início de obras de duplicação da BR-381 e do Anel Rodoviário de BH
Além de solicitar a inclusão da pavimentação dos 48 quilômetros da BR-154 no PAC2, durante audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o deputado federal Aelton Freitas (PR-MG), o líder do PR na Câmara, Lincoln Portela (MG) e Aracely de Paula trataram de outros assuntos, como as obras para implantação do Anel Rodoviário de Belo Horizonte e da duplicação da BR-381.
Segundo Aelton Freitas, o ministro afirmou que o cronograma de obras está sendo definido. "As obras, com custos estimados em R$ 2 bilhões, devem começar em breve. O Anel Rodoviário está avaliado em R$ 1 bilhão, mesmo valor orçado para a duplicação da 381 entre Belo Horizonte a João Monlevade. A BR-381 é a mais importante de Minas Gerais e importante para todo o país e não pode continuar como está, colocando a vida das pessoas em risco e atrapalhando a economia da região. O ministro garantiu a duplicação entre Belo Horizonte a Governador Valadares, e informou que o primeiro trecho que receberá atenção será os 70 quilômetros entre a capital mineira e a cidade de João Monlevade", diz Aelton, explicando que a duplicação da rodovia foi dividida em 10 lotes e que o trecho que será trabalhado inicialmente, por ser o mais perigoso, são os lotes 7 e 8.
Ainda de acordo com o deputado, as obras serão feitas em conjunto e abrangem o Anel Rodoviário de Belo Horizonte, que consiste na sobreposição de trechos das rodovias BR 262 (Vitória – Uberaba), BR 381 (São Paulo – Governador Valadares) e BR 040 (Rio – Brasília).
"No trecho de 70 quilômetros de extensão entre Belo Horizonte e João Monlevade, o projeto prevê a construção de 60 obras-de-arte especiais de grande vulto, que são pontes, passarelas, pistas laterias e viadutos. Também está previsto a eliminação de curvas em alguns pontos, aclives e declives e, em outros, a ampliação do raio de curvatura, dando mais segurança às novas pistas da via, conhecida como rodovia da morte. Já no Anel rodoviário as obras englobam intervenções em 17 pontos, dando prioridade a acessos, como os entroncamentos com as avenidas Amazonas e Pedro II e a construção de 11 trincheiras, seis viadutos e oito passarelas", observa o deputado, que tem realizado trabalho incansável no sentido de melhorar o estado das rodovias mineiras.

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