Vereador Sérgio Nishimoto participa de debate sobre Pontos de Cultura



Na tarde da quinta-feira, 9 de fevereiro, os Pontos de Cultura das Macros Grandes Lagos e Araçatuba se reuniram no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, em Jales, para discutirem assuntos considerados de grande importância para o setor cultural dessas regiões.
O vereador Sérgio Yoshimi Nishimoto, que faz parte do Ponto de Cultura Taikô, esteve presente no encontro. Durante a reunião que contou com a presença de aproximadamente 30 ponteiros, como são conhecidos os Agentes Culturais que fazem parte do programa, foram debatidos temas como prioridades dos Pontos de Cultura das regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba, sustentabilidade, criação dos cinco novos Pontos de Cultura em Jales, entre outros.
"Discutimos alguns pontos, entre eles, a notícia apresentada pelo chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo de Jales, Ilson Colombo de Lima, que esteve no Encontro de Cultura no sul do país e trouxe diversas novidades, entre elas, a de que Jales ganhou cinco novos Pontos de Cultura e que o dinheiro já está depositado na conta da federação, faltando somente R$ 300 mil da Prefeitura. O anúncio alertou a todas as entidades, organizações e associações, que existe um recurso para esse setor, uma pasta que sempre teve muito pouco recurso do município, mas que agora teremos para, pelo menos, cinco entidades", disse Sérgio Nishimoto.
Ainda foi discutida na reunião, a dificuldade enfrentada pelos Pontos de Cultura. "Os Pontos existentes desde 2009 não estão recebendo no devido prazo, portanto encontram dificuldades em dar continuidade a seus projetos, pois eles dependem desse recurso de R$ 60 mil anuais. Muitas vezes, chegamos no mês de janeiro e o dinheiro não vem. A situação prolonga-se até abril, quando a verba, muitas vezes, é finalmente depositada. Não que isso inviabilize os projetos, mas dificultam bastante, porque não tem como fazermos alguma atividade sem recurso nenhum. Então, foi pleiteado, e vamos fazer algumas ações junto a alguns deputados, para que posam fazer a remedicação para que o acordo assinado lá atrás seja cumprido".
Os Pontos de Cultura fazem parte de uma ação do programa Mais Cultura, do MinC (Ministério da Cultura). "A iniciativa firma convênios, por meio da seleção por editais públicos, nos quais as entidades são responsáveis por articularem e impulsionarem as ações que já existem em suas comunidades", explicou Clayton Campos, do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro – ELITE.
Atualmente existem três Pontos de Cultura conveniados em Jales: Ponto de Cultura Criança Feliz, Escola Livre de Teatro e Taikô.

Comentários