Professora da Medicina/Unesp recebe título de Pesquisadora Associada de Harvard

De julho a dezembro de 2011, a professora Izildinha Maestá (foto), do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), esteve no New England Trophoblastic Disease Center, na Harvard Medical School, importante centro de referência em estudos e tratamentos de doenças gestacionais e ginecológicas. No exterior, Maestá desenvolveu um programa de pós-doutorado denominado Postdoctoral Research Fellow, que concedeu-lhe o título de Pesquisadora Associada de Harvard, entregue durante um jantar com toda a equipe de pesquisadores.
A pesquisa teve participação do especialista Prof. Ross Berkowitz e uma equipe de pesquisadores renomados no estudo de doenças trofoblásticas gestacionais. O objetivo era determinar genes relacionados ao aparecimento da Neoplasia Trofoblástica Gestacional (NTG) através de análises de prontuários de pacientes e pesquisas laboratoriais.
A NTG é uma doença que ocorre na placenta devido a defeitos no processo de fecundação do óvulo pelo espermatozoide. "O sucesso no tratamento da NTG depende muito do diagnóstico precoce. Como é uma doença no tecido gestacional, que cresce muito rápido, o tumor tende a se desenvolver da mesma forma", explica Izildinha.
Segundo a especialista, o título de Pesquisadora Associada contribuiu de maneira significativa com o estabelecimento de colaborações entre os institutos da universidade norte-americana e o Centro de Doenças Trofoblásticas (CDT) do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMB. Prova disso, é a presença confirmada do professor Ross Berkowitz a FMB, no inicio de julho, para ministrar a Disciplina Tópicos Especiais sobre doenças trofoblásticas gestacionais, para os alunos do Programa de Pós-Graduação.

Comentários