Merenda escolar em Urânia serve frutas, verduras e legumes produzidos no próprio município

As merendeiras Roseli, Osmarina, nutricionista Graziela
Conte, Marcia e Célia, são as responsáveis pela cozinha piloto
 Em 2010 foi intensificado um trabalho para melhorar a qualidade nutricional da merenda escolar servida no município de Urânia. Foram mudanças quantitativas e qualitativas que se basearam na melhora dos cardápios, devido principalmente, à inserção de frutas, verduras e legumes naturais produzidos na região, a centralização na da preparação na cozinha central, e variedade das refeições e lanches servidos aos alunos.
A adesão ao programa federal PRONAF, também veio de encontro este processo de melhorias na merenda. Este programa tem como objetivo estimular a agricultura local na produção de alimentos de forma compatível com os hábitos alimentares regionais e melhorar, assim, o padrão alimentar das crianças matriculadas nas escolas públicas da cidade.
O programa prevê a inclusão de verduras, legumes e outros insumos utilizados no preparo da merenda produzidos pelos fornecedores do próprio município. Com isso houve grande melhora na qualidade das refeições servidas, devido à proximidade dos fornecedores e maior controle sobre os produtos. Outro ponto importante é o incentivo dado à agricultura familiar e o fato dos recursos gastos na merenda ficarem no próprio município aquecendo a economia local.
A cozinha central que está instalada na EMEIF Pinguinho de Gente é responsável pelo preparo da maior parte da merenda distribuída para as outras escolas por meio de veículo exclusivo e adaptado para a função. Apenas a Escola Estadual Akio Satoru ainda prepara a comida servida aos seus alunos em sua própria cozinha. A idéia é integrar em breve, também as refeições desta à cozinha central. Para que será preciso ampliar a cozinha atual ou trocá-la de local, pois hoje não espaço físico suficiente.
A centralização da merenda em uma cozinha piloto facilita o controle da qualidade e evita desperdícios, problemas comuns de serem encontrados em outros modelos de gestão da merenda. A cozinha central conta com quatro funcionárias, mais a nutricionista Graziela Conte, e cada unidade escolar possui suas próprias merendeiras para manuseio e distribuição das refeições aos alunos.
Para o prefeito Saracuza, este controle mais efetivo da merenda tem dado ótimos resultados como a diminuição de perdas, a melhoria na qualidade das refeições, maior controle sobre a quantidade de merenda diária, já que há uma variação no número de alunos normal de um dia para o outro, e ainda o prestígio que está sendo dado aos produtores do município que se organizaram em associações para fornecer legumes, frutas e verduras.
Segundo a nutricionista Graziela Conte o cardápio conta com arroz, feijão, salada, carne que é o prato principal, fruta e nas EMEIFS também é servido suco da própria fruta.
Refeições servidas
A merenda escolar em números: E.E. Akio Satoru: em média 700 refeições ao dia; Cozinha central: refeições: entre 600 e 650 diárias; cafés da manhã: entre 480 e 500 ao dia; lanches da tarde nas EMEIFs: em média, 180 diários. (assessoria de imprensa P.M Urânia)
: EMEIF José Pigari: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar – EMEIF Pinguinho de Gente: almoço, lanche tarde e mais um lanche para os alunos do EJA. Na escola Akió Satoru são oferecidas três refeições mantidas pela prefeitura. Nas demais escolas estaduais: café da manhã e almoço são por conta da prefeitura e lanche da tarde é oferecido pelo Estado.

Comentários