Guardiões do Avivamento

*Reginaldo Viota
Ao orar e definir o tema do XXII Retiro Espiritual não imaginava tamanha profundidade nas mensagens ministradas. Pude sentir e entender o tamanho da responsabilidade que está em minhas mãos, como cristão, e da igreja, como corpo de Cristo, quando ouvi de Deus, por meio dos preletores, o quanto fomos ousados em escolher este tema.
Confesso que dentre as decisões tomadas para realização do retiro, o tema é o que considero mais difícil, pois ele define a linha de mensagens dos preletores, expõe os objetivos a serem alcançados e determina como devemos nos portar nos dias posteriores.
Entendi, muito além do que Deus havia colocado em meu coração, que os Guardiões do Avivamento são aqueles que não abrem mão do chamado do Senhor. São eles os Habacuques que oram para que a obra do Senhor se mantenha viva no meio dos anos (3:2); são os Elias e os 7000 que não se curvam diante de Baal (1 Rs. 19:18), mas se conservam firmes na fé; são os Pedros que, mesmo negando a Jesus em alguns momentos, não deixam de segui-lo, mas reconhecem o erro e voltam aonde caíram para recomeçar; são os Estevãos que não negam sua fé diante de poderosos e da sociedade (At. 6:8-7:1-60); são os Saulos que não resistem ao poder transformador de Jesus e de perseguidores passam a seguidores; enfim são pessoas que como o pastor iraniano Yousef Nadarkhani, condenado a morte por seguir Jesus e, tendo a oportunidade de negá-lo para salvar sua vida, não mudou sua fé, mas permaneceu fiel.
Como membros da 1ª Igreja Batista em Jales, somos parte de uma igreja pioneira e protagonista do avivamento em nossa região e estado. Uma geração anterior a nossa, mas ainda em nosso meio, pagou um preço caríssimo para que esse avivamento e essa liberdade no Espírito fossem reais; agora, à nossa geração, à minha, à sua, a de nossos filhos, cabe sermos Guardiões desse Avivamento, cuidando para que a chama que emana do coração de Deus mantenha-se viva por todas as gerações que virão, até a volta de Jesus.
Como presidente do XXII Retiro Espiritual, só tenho que expressar publicamente minha mais sublime gratidão e amor a Deus por tudo que fez nesses dias. Tudo foi d´Ele, por Ele e para Ele. Aos que trabalharam, acordando de madrugada, dormindo tarde e, muitos, nem mesmo dormindo, para que tudo estivessem a contento dentro do tempo programado, minha vida, meu lar, meu carinho e minhas orações como gratidão. Como servo de Cristo, me coloco como conservo seu para lhe retribuir de alguma forma tudo que foi realizado.
Mais uma vez, minha gratidão ao Pr. Elias e Pra. Amélia por me confiar a presidência do retiro e o púlpito desta renomada igreja, bem como a todos os pastores pelo apoio e orações. A cada irmão, pelo carinho e palavras de incentivo, que nos fazem caminhar cada dia, mais certos de que sempre vale a pena seguir em frente, meu muito obrigado.
Amo vocês, Guardiões do Avivamento! Reginaldo Viota, presidente do XXII Retiro Espiritual

Comentários