CREAS realiza seminário sobre terceira idade

A Prefeitura de Jales e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social por meio do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social - realizaram nos dias 30 e 31 de janeiro de 2012, na sede do Instituto Municipal de Previdência Social do Município de Jales o Seminário de Capacitação "Todos contra a violência praticada ao Idoso".
Aproximadamente 80 profissionais da área de saúde, educação, assistência social, Conselheiros de Direitos, representantes de diversas entidades, pastorais e pessoas que trabalham como Cuidadores de Idosos estiveram presentes no evento.
O referido evento abordou o tema sob diversos ângulos e teve a abertura para um amplo e proveitoso debate. Também contou com a presença da expositora Denise Beatriz Rack de Almeida, Mestre em Serviço Social e especialista na área de violência, pela PUC/SP, que elucidou sobre as relações e conflitos intra-familiar, a função protetiva da família e a evolução do grupo familiar. Outra importante contribuição no seminário foi a fala da palestrante Lúcia Helena Rack dos Santos, Especialista em Fisioterapia pela FAMERP/São José doRio Preto, com experiência nos assuntos da terceira idade e com transtornos, que enfatizou os programas e ações para a prevenção e cuidados direcionados aos agravos de saúde, processo de envelhecimento, longevidade, etc. no encerramento das atividades, a Drª Ana Paula Polacchini de Oliveira, Mestre em Direito pela USP/SP, com experiência na área de conselhos de direitos, fez uso da palavra discorrendo sobre direitos e legislações gerais e específicas, que formam o aparato jurídico de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa.
O curso contou ainda com a presença de várias autoridades e a participação de representantes de diversos segmentos, a confraternização final entre os pares confirmou o sucesso do evento.

Comentários