SAMU socorre paciente e faz sua reanimação

Nos últimos dias, a equipe do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - foi agradavelmente surpreendida pela grande recuperação de um dos seus pacientes atendidos. Sem dúvida, o sentimento da equipe é de dever cumprido.
Após receber uma chamada, funcionários do SAMU atenderam uma senhora, que foi resgatada praticamente sem vida e após primeiros socorros respondeu aos sinais.
Tudo ocorreu quando ela parou em frente a uma residência relatando estar passando mal e desmaiou de repente. A moradora da casa ligou rapidamente para o SAMU. Ao chegar, a equipe logo notou que a senhora estava com a pele fria e sem pulso, então foi iniciada massagem cardíaca e solicitado apoio da equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA).
"Quando chegamos ao local percebemos que ela não estava respirando, não tinha pulso e estava com as extremidades cianóticas (roxa), em seqüência a colocamos em nossa viatura e iniciamos a manobra de RCP, onde a paciente começou a responder aos sinais voltando com a respiração", disse a técnica de enfermagem Selma da USB (Unidade de Suporte Básico) que junto com o Condutor Socorrista Marcos socorreu a Senhora.
A USA transferiu a paciente para a sua ambulância, dando seqüência ao atendimento. "Onde foi realizado adrenalina, monitorização cardíaca e suporte para as vias aéreas, foi estabilizada e encaminhada para a UTI da Santa Casa de Jales, aonde chegou já com pulso e respiração", relatou a enfermeira Crislaine Nascimento de Assis, da USA.
De acordo com o médico da USA, Dr. Fábio Ferreira, "a paciente foi encontrada com uma parada cardio respiratória, após os procedimentos e encaminhada para a UTI da Santa Casa de Misericórdia de Jales, foi feito o diagnóstico da paciente, que evoluiu bem, devido á ajuda da moradora que fez a chamada para o SAMU o quanto antes, e por toda assistência e rápido atendimento".
A paciente relata que não se lembra do ocorrido e agradece toda a equipe do SAMU, a moradora que solicitou a ajuda e a Deus, por estar bem e sem sequelas.
A parada cardio-respiratória (PCR) é a interrupção da circulação sanguínea, decorrente da suspensão súbita e inesperada dos batimentos cardíacos. Após uma PCR, a pessoa perde a consciência em cerca de 10 a 15 segundos, tem ausência dos movimentos respiratórios (apnéia), cor arroxeada dos lábios e unhas e dilatação das pupilas.
A equipe do SAMU 192 Regional Jales segue as novas diretrizes de RCP (Reanimação Cardio-Pulmonar), publicada no dia 18 de outubro de 2010 a American Heart Association (AHA), o qual prioriza a aplicação imediata de compressões torácicas (massagem cardíaca) em casos de PCR, afirma enfermeira Crislaine, a coordenadora de Enfermagem do SAMU.

Comentários