Repórter Eco destaca o Ano Internacional da Energia

O ano de 2012 foi escolhido pelas Nações Unidas como o Ano de Incentivo às Energias Renováveis. Entre os eventos programados para discutir o assunto está a Rio+20, conferência que será realizada em junho, no Rio de Janeiro. O programa Repórter Eco, da TV Cultura, destaca o assunto em sua edição neste domingo (29/1), às 17h30.
Entrevistado para comentar sobre o tema, o físico e professor da USP (Universidade de São Paulo) José Goldemberg faz uma relação direta entre mudanças climáticas e energia. "Mudanças climáticas e energia são irmãos siameses: eles vão juntos".
Ele também afirma o papel relevante do Brasil, quando diz que o País tem uma matriz energética renovável em quase 50%. "De todos os países do mundo, o Brasil e a Noruega são os que têm melhor matriz energética do ponto de vista de energias renováveis".
Quanto a estas energias renováveis, Goldemberg explica com clareza: "Se a gente estiver apostando em energias renováveis, nós estamos apostando no futuro. Se a gente apostar no petróleo, no gás, no carvão, a gente está apostando no passado e com todos os problemas do passado, como poluição, como contaminação local, como vazamentos como o que a gente viu na Bacia de Campos recentemente. Mas também em perturbações climáticas muito relevantes".
O Repórter Eco mostra ainda um novo jardim botânico aberto ao público, em um casarão da época dos barões de café. Fica na cidade de Nova Odessa, interior de São Paulo.

Comentários