Prefeitura de Jales promove capacitação de novos servidores

A Prefeitura de Jales, preocupada em garantir o bom atendimento à sua população, continua investindo nas ações de valorização dos servidores públicos municipais. Em parceria com a Fundação Masaru Kitayama e com a empresa Gestore, a Prefeitura - através da Secretaria Municipal da Saúde - está recepcionando e promovendo a capacitação dos novos servidores da saúde que estão sendo empossados por meio do último concurso público recentemente realizado.
A capacitação é destinada aos servidores que atuarão nas Unidades de Saúde da Família e tem o objetivo de prepará-los para o trabalho junto à população de Jales, por meio de conhecimentos introdutórios em saúde e atividades práticas em equipe. O curso é destinado aos cargos de agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, farmacêuticos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de saúde bucal e gerentes de unidades.
Durante o curso, que tem carga horária de 46 horas, os servidores estão recebendo aulas sobre o programa Estratégia de Saúde da Família e atribuições da equipe, políticas públicas de saúde, SUS, conceito de família, processo de trabalho em saúde e territorialização, processo saúde-doença, vigilância em saúde, trabalho em equipe e visita domiciliar.
Objetivos da Capacitação
Entre os objetivos do curso, os conteúdos privilegiam:
A compreensão do processo saúde doença; O conceito de família, funções, e sua relevância para a equipe de saúde da família; Princípios e diretrizes básicos do Sistema Único de Saúde (SUS); Territorialização; Informação em saúde e sistemas de informação;
ñ Identificação de problemas, gestão de prioridades e intervenções; Funções do Conselho Municipal de Saúde; Importância do Controle Social na implantação do SUS; Identificação de ações essenciais para equipes de saúde da família; Atribuições profissionais individuais e de equipes; A importância do trabalho coletivo e Visitas domiciliares.
As aulas se iniciaram em dezembro/2011 e se estendem até este mês, quando a Prefeitura deverá capacitar até 120 novos servidores que estão iniciando suas atividades e já começam a atuar nas unidades de saúde urbanas e rural de Jales.

Comentários