Manifestação “Crueldade nunca mais ” reune dezenas de pessoas na "João Mariano de Freitas"

 A coordendora do evento, Vivi Vieri
 Dezenas de pessoas compareceram
à praça para amanifestação.
 Dezenas de pessoas estiveram na manifestação "Crueldade nunca mais" na praça "João Mariano de Freitas" no domingo, 22 de janeiro, cobrando mudanças na legislação e penas mais justas para quem comete crimes contra animais. O grupo se reuniu pela manhã e foi organizado pelos Protetores dos Animais de Jales, coordenado pela advogada Vivi Vieri.
Segundo Vivi Vieri, uma das principais reivindicações feitas durante o encontro de Jales foi a criação de uma delegacia especializada de proteção ao animal, já que muitas vezes as delegacias comuns não aceitam registrar casos de maus tratos com animais por acharem que são crimes de menor importância. "A questão dos animais é uma questão mundial de respeito aos animais. Hoje as pessoas estão tendo menos medo de denunciar, mas os maus tratos sempre existiram. Esse evento de hoje, através de manifestação, pede leis mais severas e que sejam realmente aplicadas. Nós já temos a lei de maus tratos a animais, que é o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, mas queremos punições mais severas, pois as pessoas acham que esses tipos de agressões ficam impunes". "Se você não gosta de animais, não tenha, mas respeite", emendou.
De acordo com a Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, a "Lei dos Crimes Ambientais", em seu Artigo 32, Capítulo V, condena todo aquele que praticar ato de abuso e de maus tratos a animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos, com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorrer morte do animal.
"Em Jales orientamos as pessoas a denunciarem através da promotoria pelo telefone 17 – 3632 2828. A população precisa perder o medo de denunciar, mas felizmente isso já está acontecendo. Um crime bárbaro, registrado no final de 2011, onde uma enfermeira matou um cão da raça Yorkshire na frente da filha causou revolta e indignação na população e o caso serviu de impulso para muitas denúncias, principalmente em redes sociais, na internet. Existem estudos do FBI que comprovam que crianças que maltratam animais na infância se tornam adultos criminosos e assassinos e nós não podemos deixar isso acontecer", enfatizando que também "precisamos de mais investimentos em castrações, feitas pelo Poder público. Do contrário, teremos cada vez mais animais abandonados e maltratados pelas ruas", disse a coordenadora Vivi Vieri.
Para o presidente da Câmara Municipal de Jales, Luis Henrique Viotto, o Macetão, "um evento dessa magnitude é de fundamental importância para a conscientização da população de que os animais são seres vivos e devem ser tratados com respeito e carinho. Os organizadores do ‘Crueldade nunca mais’ estão de parabéns e merecem nosso apoio. Quero lembrar que hoje também está sendo entregue uma carta de recomendações que fala sobre a regulamentação de determinadas situações que acontecem na cidade. Apesar de já termos tentado solucionar o problema e de ele ser de competência do Executivo, vamos marcar, o mais rápido possível, uma Audiência Pública com os poderes envolvidos e ver se isso se transforma em lei. É isso que a gente espera e é isso que vamos buscar a partir de agora". Macetão afirmou também que a Câmara Municipal apóia a iniciativa da criação de uma Delegacia Especializada em maus tratos contra animais. "Jales já mostrou que saiu à frente em muitos assuntos e, agora, pode sair a frente de mais essa iniciativa de se criar a delegacia especializada".
De acordo com o vereador Riva Rodrigues, todo ser humano merece respeito e consideração. "Acredito, que todo ser vivo, todos os animais de qualquer gênero e espécie também merecem. Precisamos conscientizar a população a ter carinho e tolerância com os animais assim como temos com nossos filhos pequenos, com os idosos, sejam eles pai, mãe, avó, avô. Se você não gosta de animais de estimação, não tenha. E os que optarem por ter, como eu tenho uma cadelinha de 7 anos que convive também com minha esposa e meu filho, trate com carinho, atenção, dando alimentação adequada, cuidando da vacinação e de outras necessidades do animal.
O presidente da OAB de Jales, Aislan de Queiroga Trigo, também presente na entrega da carta de recomendações, disse que concorda que os crimes e maus tratos contra animais precisam de punições mais severas. "Existem pesquisas feitas por sociólogos e psicanalistas que comprovam que malfeitores, criminoso, homicidas e suicidas começam provocando crimes contra animais. Isso está cientificamente comprovado. Por isso essa conscientização é de extrema importância. Precisamos detectar na sociedade os casos que hoje a gente vê de maus tratos, muito comentados na mídia, para que se comece uma política pública e eficaz, com objetivo de que não evoluam para casos piores. A punição ainda é muito branda e, embora eu não acredite que a prisão seja recomendada, multas severas e pesadas, prestação de serviço à comunidade em favor das instituições que cuidam de animais, podem ser o caminho. Isso servirá para que as pessoas saibam que não podem simplesmente chutar um cachorro, matar um gato ou prender um pássaro e sair impune. Hoje, muitas vezes, as pessoas não denunciam os crimes justamente porque sabem que não vai acontecer nada. A questão da impunidade leva à falta de denúncia. Então, a partir do momento em que a comunidade ficar sabendo que vai haver processo, vai haver condenação, vão passar a acreditar mais no Poder Público e vão fazer sim, mais denúncias".

Comentários