Infectologista do Hospital Dia participa de evento internacional sobre os 30 anos da Aids em Harvard

O mundo científico completou recentemente 30 anos de convívio com a infecção pelo HIV/Aids. Para analisar os avanços obtidos e planejar o futuro para enfrentar a epidemia, a Escola de Medicina de Harvard, em Boston (EUA) reuniu, em dezembro de 2011, a vanguarda mundial de especialistas para o evento "AIDS@30: Engaging to End the Epidemic". O infectologista do SAE/Hospital Dia "Domingos Alves Meira", Dr. Alexandre Naime Barbosa (foto), foi um dos convidados internacionais dos paineis, que contaram com sete sessões no modelo de discussões interativas.
Temas como técnicas alternativas de prevenção à transmissão do HIV, mobilização internacional e de lideranças, disparidades locais e globais, novas opções terapêuticas, resultados de trials (testes) de vacina anti-HIV e financiamento de programas foram os destaques dos dois dias de encontro. Estiveram presentes, entre outros cientistas de renome, Robert Gallo, um dos descobridores do vírus HIV, Anthony Fauci, diretor do National Institute of Allergy and Infectious Diseases dos EUA e um dos principais pesquisadores da área, e Mariângela Simão, ex-coordenadora do Programa Nacional de DST/Aids brasileiro.
"Essa foi uma grande oportunidade para a reflexão sobre o que se aprendeu depois desses 30 anos de luta contra o HIV, e como aplicar esse conhecimento buscando o fim da epidemia. É um objetivo ambicioso, mas a utilização das estratégias atuais de enfrentamento, se executadas na sua máxima eficácia, nos permite sonhar com esse dia", relata Naime.
O infectologista ainda destaca que os estudos de uma vacina anti-HIV nunca estiveram tão avançados. O tratamento precoce mostra-se não só benéfico em minimizar os riscos para o paciente, mas também diminui de forma incontestável a transmissão do HIV, entre outros grandes avanços. "O grande desafio que se impõe no momento é orquestrar harmonicamente, bem como financiar o conjunto dessas medidas", analisa o especialista.
O resultado das discussões do simpósio irão formar um suplemento de periódico, a ser lançado na próxima Conferência Internacional de Aids, que acontecerá em Washigton D.C., EUA, em julho deste ano. As sessões podem ser assistidas no link: http://vimeo.com/aidsat30/videos

Comentários