Inaugurada a Academia ao Ar Livre Edevaldo Neres dos Santos



Nesta segunda-feira, 16 de janeiro, foi inaugurada Academia ao Ar Livre do Idoso "Edvaldo Neres dos Santos ", o popular Calango, que por anos foi massagista do Clube Atlético Jalesense, em área anexa ao Terminal Rodoviário
A cerimônia contou com a presença do prefeito municipal Humberto Parini, vereadores, secretários municipais, autoridades, população e integrantes do Centro Integrado Esportivo de Valorização do Idoso de Jales (CIEVI) e do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI)
Segundo Parini, a praça foi construída com recursos viabilizados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, presidido pela primeira-dama Lu Alckmin, além de contrapartida da prefeitura. O prefeito ainda lembrou que a instalação e desenvolvimento dos equipamentos da academia ao ar livre contou com a participação e colaboração de profissionais da saúde como médicos, fisicultores e fisioterapeutas.
"Quem vê esses equipamentos feitos com madeira imagina que são simples ou até mesmo comuns, mas foram elaborados pensando na saúde e no bem estar dos usuários da terceira e melhor idade e, por essa razão, contaram com o profissionalismo de médicos, fisioterapeutas e outros profissionais gabaritados. Também quero destacar o trabalho realizado pelo secretário de Obras, Serviços Públicos e Habitação, Manoel Andreo de Aro que acompanhou, sempre de perto, a construção desse espaço".
Na opinião do prefeito Parini, quanto mais os governos e administrações investirem em prevenção de doenças e na promoção de saúde, menos se gastará com tratamentos.
"Essa é mais uma importante obra que está sendo inaugurada em benefício da terceira idade de Jales. Quero lembrar que antes da inauguração a ação de vândalos destruiu alguns equipamentos e, para que isso não ocorra novamente, solicitamos a colaboração da população que mora nas proximidades da Praça de Exercícios dos Idosos para que ajudem a fiscalizar o local. Também quero convidar a população para que aproveitem o espaço e o utilizem como forma de lazer e também para garantirem mais qualidade de vida e bem estar para suas vidas", disse o presidente da Câmara, Luis Henrique Viotto, o Macetão que lembrou ainda que ao lado da praça será construída em breve uma estação SESI de Cultura.
Já o vereador Luís Especiato, autor do Projeto de Lei 163/2011 que deu o nome de Edvaldo Neres dos Santos (O Calango do CAJ) à Praça, justificou a homenagem. "Edivaldo Neres dos Santos, o Calango, como era carinhosamente conhecido, foi massagista do Clube Atlético Jalesense durante muitos anos, estando presente nas principais conquistas do CAJ. Ele era jalesense, filho de Ascendino Neres dos Santos e Maria Alice dos Santos e foi um excelente servidor público municipal, referência de responsabilidade, dedicação, alegria e disposição. Portanto, nada mais justo homenageá-lo com o nome desse local que será utilizado pela população da terceira e melhor idade, bem como os equipamentos aqui instalados", finalizou.

Vale ressaltar que seis diferentes equipamentos estão à disposição da população: a Estação de barras paralelas que promove equilíbrio e facilita a marcha; Estação rampa-escada que proporcionará maior independência em atividades diárias e ajuda a facilitar o deslocamento; Estação Reabilitação – Escada para dedos que melhora a mobilidade nos ombros; Estação Reabilitação – Placa Giratória que melhora a flexibilidade e o movimento do antebraço; Estação Ergométrica, que melhora a flexibilidade e movimentos das pernas e a Estação Senta-levanta que fortalece membros inferiores e também ajuda a facilitar o deslocamento das pessoas. Colaborou assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Jales

Comentários