Estradas Municipais: Urânia investe na prevenção

 É nesta época do ano quando normalmente, ocorre uma seqüência de chuvas com maior intensidade, que aumenta a preocupação com as estradas municipais não pavimentadas. Em Urânia, o trabalho de prevenção que vem sendo executado durante a estiagem tem mostrado bons resultados neste período de inverno.
Segundo o fiscal geral, Jurandir dos Santos, atualmente no município não há nenhum ponto que não ofereça passagem, ressaltando, que as chuvas trazem o inevitável incômodo do barro e maiores dificuldades de tráfego.
Para o prefeito Francisco Airton Saracuza, é preciso manter as estradas em condições de trânsito, pois o município depende economicamente da zona rural, que usa as estradas para escoar a produção, sem contar os alunos que estudam na cidade e os usuários que transitam diariamente por estas vias.
Estima-se que o município tenha mais de 300 kilômetros de estradas municipais entre as principais e secundárias, que dão acesso às propriedades e que também dependem da manutenção da prefeitura.
O prefeito disse que tem buscado convênios como o Melhor Caminho, e que por ele, já fez mais de sete kilômetros beneficiando os usuários das estradas do Fandango e Barra Bonita, mas que enquanto estes convênios não são concretizados, têm investido recursos próprios na compra de equipamentos, máquinas e contratação mão-de-obra.
Com este investimento do próprio município foi possível atender os pontos críticos, corrigindo seus principais problemas, fazendo a quebra de barrancos, locais estratégicos foram cascalhados, tubos foram colocados, e até uma ponte de madeira que estava caída há algum tempo foi construída.
Com serviços de maior ou menor dimensão em pontos específicos, foram atendidas praticamente todas as estradas do município. A estrada do córrego do Manoel Baiano, por exemplo, teve pontos onde o barranco foi derrubado e recebeu cascalho, a da Boiadeira e do Cascavel receberam uma manutenção especial e cascalhos, no Jataí, no Maracanã, Córrego Comprido, Cervo e Ararí, tiveram quebra de barrancos e posteriormente foram cascalhadas.
Todos os serviços foram executados de acordo com as instruções da Secretaria de Meio Ambiente, que recomenda a construção de caixas de contenção, curvas de nível, preservação de mananciais e recursos naturais. (texto da assessoria de imprensa PM Urânia)

Comentários