Conheça o trabalho do SAI – CTA de Jales

Equipe do SAI-CTA: Eliane Cassia Marangoni – ASG (auxiliar de serviços gerais), Lara Faria França Rodrigues – Farmacêutica, Luzia Vieira Sanches - Auxiliar de Enfermagem, Kátia Regina Figueiredo - Coordenadora Programa Municipal DST/AIDS
O SAI – CTA - Serviço de Atenção a Infectologia - Centro de Testagem e Aconselhamento foi instalado na cidade de Jales no ano de 2004, onde são tratadas doenças como a AIDS, doenças Infectológicas, sendo a Hanseníase, Tuberculose, Hepatites, doenças de Nódulos Cervicais e todas as doenças sexualmente transmissíveis.
O acompanhamento dos pacientes crônicos é feito de forma detalhada, quando o portador é encaminhado imediatamente para o Infectologista e para o Psicólogo local que o ajuda na estrutura emocional. "Preparamos todo um acolhimento especial a essa pessoa, para que ela possa sentir protegida e segura sobre o sigilo. E aos demais nós acompanhamos durante todo o tratamento e pós-tratamento de acordo com cada diagnóstico que cada paciente for precisa", relata a coordenadora e enfermeira do programa Kátia Regina Figueiredo.
Um dos serviços ofertados pelo Centro é o Programa Municipal DST AIDS, que trabalha com a prevenção das DSTs, da AIDS e do HIV. Seu objetivo é alertar as pessoas dos riscos que cada uma delas pode gerar quando não há a prevenção. "Fazemos isso em forma de palestras em escolas, fábricas, e eventos da cidade, onde também há a distribuição de preservativos", de acordo com a Kátia.
Outro programa oferecido é o "Teste Rápido", que é aquele onde o resultado sai após alguns instantes de ter sido feito. Segundo a enfermeira, "montamos uma equipe, que é deslocada para Unidades de Saúde, empresas, bairros e locais por onde a população tem maior acesso, onde facilita a realização dos testes de HIV. A grande importância é que se o resultado for positivo, a pessoa é encaminhada imediatamente para o SAI CTA, onde o tratamento inicia o mais rápido possível".
"O preconceito existe, e muitas pessoas tem receio de entrar aqui por acharem que só se trata de pessoas portadoras do HIV, o que não é verdade, pois tratamos de todas as doenças infectológicas. Isso tem que acabar. Nós lidamos de uma forma muito passiva, divulgando nosso projeto, explicando e detalhando como funciona nosso local de trabalho e, sempre enfatizando que o sigilo é mantido independentemente de cada resultado obtido dos pacientes", afirma.
A demanda de pacientes atendidos em 2011 foi maior do que no ano anterior, pois na parte de infectologia está sendo feito atendimento três vezes na semana, onde passa uma média de 14 pessoas por dia. Já na parte de Hanseníase onde a demanda é menor, passa em média de cinco a seis pessoas por dia. "Concluímos que o resultado é muito satisfatório, pois vemos que as pessoas estão mais preocupadas e estão buscando o tratamento".
Esses pacientes após serem inseridas no Centro recebem o apoio profissional de uma equipe que é composta por: duas enfermeiras, uma técnica de enfermagem, uma assistente social, uma farmacêutica, uma auxiliar de serviços gerais, um psicólogo e o médico infectologista. De acordo com a coordenadora, "temos uma equipe especializada, bem preparada e que administra seus trabalhos com muita competência".
Ainda este ano há a previsão de que o SAI mude de sede, localizada na Rua 7, esquina com a Rua França. De acordo com o prefeito Humberto Parini "em breve este serviço estará funcionando em novas e amplas instalações com vistas a oferecer conforto e qualidade de atendimento aos pacientes".
Dúvidas ou mais informações o SAI CTA fica situado na rua Oito nº 2117, esquina com a rua 13 . Ou ligue (17) 3621-1263.

Comentários