Conheça o trabalho do CRAS de Jales

Mais informações sobre o CRAS e outros programasveiculados pela Promoção Social podem ser obtidas através do telefone (17) 3632-7719.
O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Em Jales, o CRAS atua desde junho de 2004.
O principal serviço ofertado pelo CRAS é o PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Em entrevista a coordenadora do CRAS na cidade, Maria Aparecida Pietrobom Marta, disse que "em Jales, no PAIF, são assistidas 1.800 famílias, mas o Centro também tem outros programas importantes como o PROJÓVEM com 105 adolescentes assistidos, Ação Jovem com 260 adolescentes, o Programa Bolsa Família com 1.622 cadastrados e o Programa Renda Cidadã com 411 famílias, onde trabalhamos com ações socioeducativas".
"Essas pessoas após serem inseridas no Centro recebem o apoio profissional da nossa equipe, composta por uma coordenadora, cinco assistentes sociais, duas psicólogas, dois auxiliares administrativos, dois operadores do Cad’único, quatro estagiários, dois motoristas, um auxiliar de serviços gerias e um recepcionista", segundo a coordenadora.
O CRAS realiza uma confraternização a cada finalização dos cursos e oficinas oferecidos pelo Centro, são eles: baby syter, secretária do lar, garçom, encanador, eletricista, corte e costura, cabeleireira, culinária, mandala, decoupagem, pintura em tela, terapia comunitária, arte e terapia e atividades recreativas.

Comentários