Medicina Antroposófica auxilia nos cuidados com a pele no verão


O ser humano deve ser compreendido em toda a sua complexidade para assim entender e tratar suas doenças. Isso é o que afirma a medicina antroposófica, prática que contabiliza quase um século de existência e busca oferecer qualidade de vida ao indivíduo. E a dermatologia também se aproveita dos benefícios desta medicina para cuidar, prevenir e tratar as patologias de pele.
Como um dos órgãos que mais sente a ação do tempo e do sol no organismo, a pele merece cuidados especiais sempre, mas no verão é preciso atenção redobrada. "A pele é um órgão que limita o corpo físico e não deve ser vista como um órgão isolado, mas sim em um contexto integrado no ser humano como um todo. Ela reflete o que vai dentro do corpo, tanto do ponto de vista biológico, como também o que vai dentro da alma e do espírito, expressando as emoções e os sentimentos. Devemos esclarecer o paciente trazendo luz a sua consciência sobre o que a doença significa, e orientá-lo no sentido de encontrar a cura ou, quando isto não é possível, ao menos aliviar os sintomas", afirma Vitor Costa Ferreira, dermatologista com formação em medicina antroposófica e coordenador da Comissão de Ensino da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica.
No verão, a pele fica mais exposta aos raios ultravioletas e sofre mais, sobretudo se as pessoas se expõem sem cuidados. O dermatologista explica que "a pele recebe muitas influências ambientais e os cuidados higiênicos, hábitos como o sono, trabalho, atividades físicas e alimentação podem interferir significativamente. Segundo um dito popular a pele é o espelho da alma e a partir do nascimento já devemos ter os primeiros cuidados com a pele garantindo no decorrer da vida uma pele saudável e sem complicações".
De acordo com Vitor Ferreira, hábitos que promovam o equilíbrio e a saúde física, mental e espiritual são importantes. Os alimentos também colaboram para uma pele mais bonita e os de origem vegetal, os cereais e as frutas são os mais indicados. ‘Os alimentos que possuem cor amarela ou alaranjada, como o mamão, a abóbora, beterraba e cenoura são sempre indicados. O betacaroteno contido nesses alimentos se acumula na superfície da pele e auxilia na proteção dos efeitos nocivos dos raios solares’, comenta.
Pensando não só no verão que se aproxima, mas nos próximos 365 dias, o dermatologista dá algumas dicas:
• Evite a exposição em horários inadequados - uma sugestão: evitar se expor ao sol quando nossa sombra tem comprimento menor do que nossa altura.
• Use, na medida do possível, proteção natural como roupas e chapéus elaborados com tecidos que filtrem os raios solares.
• Utilize filtros solares que sejam mais naturais
• Limpe e hidrate adequadamente a pele, utilizando sabonetes contendo, por exemplo, camomila, calêndula ou extratos de outras plantas com propriedades calmantes e hidratantes leves de acordo com o tipo de pele e com a área corporal.
• Tenha uma alimentação mais leve, evitando o abuso de alimentos de digestão mais difícil como as proteínas e gorduras animais e as frituras de modo geral, e priorizando a alimentação de origem principalmente vegetal, em especial os cereais integrais, frutas e verduras.

Comentários