Unesp de Ilha Solteira participa do CONIRD em Petrolina (PE)

Começou hoje, dia 20 e vai até o dia 25 de novembro de 2011 em Petrolina - PE, o maior evento da área de agricultura irrigada do Brasil, com foco na irrigação, na drenagem e interação entre estas técnicas como efeito multiplicador da economia brasileira.
O tradicional CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem em sua XXI edição tem como lema "As oportunidades do empreendedorismo na Agricuiltura Irrigada" e a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira estará presente com nove diferentes trabalhos técnicos-científicos e ainda lançará um software para estimativa de evapotranspiração de referência, base para o manejo racional da água utilizada para a irrigação.
O principal objetivo dos Congressos Nacionais de Irrigação e Drenagem é o de fortalecer esse fórum em favor do desenvolvimento sustentável dos agronegócios calçados na agricultura irrigada, promovido pela ABID - Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem. Nesse arcabouço, com a associação de esforços e inteligências dos setores científico e tecnológico, com o ensino e o grande impulso da pós-graduação, há um especial foco em todas as classes de produtores, tamanhos das propriedades e dos arranjos produtivos e comerciais que proporcionem maior inclusão social, mais riquezas, mais oportunidades de negócios, bem como de maior geração de empregos permanentes e de renda.
A vasta programação inclui 12 oficinas, três seminários, quatro conferências e dois Dias de Campo. "Motivados com o slogan, as oportunidades de Empreendedorismo na Agricultura Irrigada, vamos reunir as maiores autoridades de todo país neste segmento para debater temas como: o mercado interno e externo - cenários e tendências, eficiência no uso da água para irrigação; novas alternativas de exploração agrícola/pecuária; gestão e sustentabilidade econômica, social e ambiental da agricultura irrigada", adianta Helvecio Mattana (presidente da ABID).
O Professor Fernando Tangerino, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteiraalém de apresentar dois artigos técnicos ligados ao projeto "Modelagem da produtividade da água em bacias hidrográficas com mudanças de uso da terra , com financiamento da FAPESP e parceria com a EMBRAPA Semi árido, participa da Coordenação da Oficina "O desenvolvimento e os desafios para o aperfeiçoamento do manejo de irrigação e de fertirrigação" e é Debatedor Seminário "Exemplos sobre o manejo e a eficiência no uso da água na agricultura irrigada.
O evento também pretende atrair a atenção de produtores, pesquisadores, fabricantes de equipamentos e insumos, estudantes e organismos públicos e privados associados às relações solo-água-planta, com o foco direcionado para a segurança hídrica, alimentar e ambiental e se torna ainda mais importante diante do momento vivido atualmente pela agricultura irrigada brasileira, que agora conta com uma Secretaria própria, a SENIR (Secretaria Nacional de Irrigação).
O XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem é uma promoção da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem em parceira com o Ministério da Integração Nacional e o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. Os artigos que serão apresentados também por estudantes de Pós-Graduação reflete as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, bem como as parcerias estabelecidas com Pesquisadores de outras instituições e tem os seguintes títulos:
COMPARAÇÃO ENTRE OS VALORES DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA CÁLCULADOS COM INTERVALOS DE DADOS HORÁRIO E DIÁRIO .
QUANTIFICAÇÃO DO FERRO TOTAL PRESENTE NO CÓRREGO DO CINTURÃO VERDE, ILHA SOLTEIRA-SP .
ANÁLISE ECONÔMICA DA FERTIRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO TRATORIZADA EM PIVÔ CENTRAL .
INFLUÊNCIA DA PRECIPITAÇÃO NA QUALIDADE DA ÁGUA PARA FINS DE IRRIGAÇÃO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO IPÊ, ILHA SOLTEIRA-SP .
PLANEJAMENTO DO PLANTIO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO NOROESTE PAULISTA BASEADO NO BALANÇO HÍDRICO .
COMPARAÇÃO DA RADIAÇÃO LÍQUIDA DIÁRIA ESTIMADA E DO SENSOR DA ESTAÇÃO AGROMETEOROLÓGICA AUTOMÁTICA DE ILHA SOLTEIRA, SP .
USO DA INTERNET PARA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO EM AGRICULTURA IRRIGADA .
O MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO COQUEIRO PARA O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA IRRIGADA, NO NOROESTE PAULISTA .
SOFTWARE PARA CÁLCULO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA DIÁRIA PELO MÉTODO DE PENMAN-MONTEITH/
Desde o dia 17 de novembro,já está disponível para download em <http://clima.feis.unesp.br/smai>http://clima.feis.unesp.br/smai, o software SMAI - SISTEMA PARA MANEJO DA AGRICULTURA IRRIGADA, <http://clima.feis.unesp.br/smai> que tem tem por finalidade automatizar e simplificar o cálculo da Evapotranspiração de Referência diária pelo método Penman-Monteith FAO, de forma a facilitar e padronizar a obtenção direta dos dados para o manejo da irrigação, e será lançado oficialmente no XXI CONIRD.
A UNESP Ilha Solteira através do seu Portal CLIMA em http://clima.feis.unesp.br <http://clima.feis.unesp.br/smai> divulga em tempo real e também dá livre acesso à toda a sua base clima, além de forncer o valor da evapotranspiração, mas muitas instituições divulga apenas as variáveis climáticas e com o software SMAI, os Pesquisadores, extensionistas e irrigantes, poderão estimar a evapotranspiração das suas culturas, agilizando e facilitando a aplicação correta da água para as suas culturas.
*AGRONOMIA da UNESP Ilha Solteira é o QUINTO melhor curso do Brasil* A notícia veio como uma comemoração pelo apenas 30 anos do curso deAgronomia da UNESP Ilha Solteira, celebrados ontem, dia 19 de novembro de 2011.
A UNESP Ilha Solteira tem o QUINTO melhor curso de Agronomia do Brasil e e entre TODOS os cursos, o 30o. do Brasil...

Comentários