TV Cultura exibe especial: A leitura da mente


Neste domingo, 20 de novembro, a partir das 19h, na TV Cultura, o programa jornalístico Matéria de Capa traz o especial inédito: A leitura da mente.
Como seria o mundo se fosse possível ler o pensamento das pessoas? Saber se elas dizem a verdade ou estão mentindo? E até mesmo o que elas estão sonhando?
A ciência avança nessas pesquisas. E, mais do que saber o que se passa na cabeça das pessoas, o objetivo é descobrir o funcionamento do cérebro e como seus mecanismos podem ajudar, por exemplo, os deficientes físicos a superar suas limitações.
Na Inglaterra, o cientista Kevin Warwick, da Universidade de Reading, conhecido como Professor Cyborg - por ter sido o primeiro homem a implantar eletrodos no próprio corpo -, desenvolve pesquisas com um robô movido por neurônios humanos. Segundo ele, o estudo pode resultar em importantes contribuições no combate a doenças como Alzheimer e Parkinson.
O campo de pesquisas sobre o domínio da mente é bastante amplo e pode alcançar até a ciência do Direito. No futuro, juízes e advogados poderão saber se uma pessoa estará dizendo a verdade ou não. E os pensadores já se perguntam: será que chegaremos a viver num mundo sem mentiras?
Entre os entrevistados desta edição especial sobre a leitura da mente estão Luiz Felipe Pondé (filósofo e professor da PUC-SP) e Edson Amaro Jr. (professor do departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP).
Com apresentação e reportagem de Aldo Quiroga, o Matéria de Capa propicia ao público, a cada semana, conhecer, entender e se aprofundar nos temas mais importantes que ocorrem no Brasil e no mundo.


Comentários