Soluço pode ser indício de doença


Ele surge de repente, agita nosso corpo e nos tira o fôlego. Geralmente vai embora com a mesma rapidez que chegou, ou ainda volta por diversas vezes no mesmo dia. Dependendo da freqüência, além de irritar, compromete tarefas do cotidiano, como reuniões de trabalho e até mesmo um momento íntimo. Por que o soluço nos aflige tanto e aparece de forma inesperada?

"O soluço é uma contratação espasmódica (súbita e involuntária) de músculos relacionados com a respiração, principalmente o diafragma (músculo que divide o tórax do abdome), o que leva a uma inspiração rápida e curta, não sincronizada com o ciclo respiratório. Esse desconforto geralmente ocorre quando se come muito rápido, por indigestão, estresse ou quando se fuma ou bebe em excesso", explica Madelon Morais, gastroenterologista do Hospital Sepaco. Segundo a médica, a associação com doenças neurológicas e metabólicas também podem estar associadas ao problema, mas a causa pode não ser identificada.
Contrariando algumas crenças, o soluço somente é perigoso se estiver relacionado com alguma patologia séria, mas somente um especialista poderá dar um diagnóstico preciso. O desconforto pode ser evitado com a ingestão mais lenta e pausada de alimentos, sem encher demais o estômago e reduzindo a quantidade de líquido durante as refeições. Além disso, diminuir o consumo de álcool e cigarro e evitar o estresse.
"O soluço é comum em bebês devido à imaturidade do sistema nervoso que não controla adequadamente o músculo do diafragma. Geralmente sua duração é de apenas alguns minutos, em qualquer faixa etária, mas se persistir por mais de 48 horas ou um mês pode ser um indício de doença relacionada", alerta a gastroenterologista.
Crenças e mitos à parte, confira algumas manobras que podem ajudar a acabar com o problema: Beber água fria lentamente; Respirar fundo e prender o ar o máximo que puder; Fazer gargarejos com água durante um ou dois minutos; Comer açúcar, miolo de pão, gelo moído ou uma fatia de limão; Respirar repetidamente em um saco de papel; Inspirar rapidamente (como acontece quando tomamos um susto). (fonteSaúde em Pauta Online)

Comentários