Secretário Estadual do Turismo participará de reunião da Aprecesp em Santa Fé do Sul

O secretário estadual do Turismo, Márcio França (foto), participará neste sábado, 26, da 6ª reunião ordinária da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), em Santa Fé do Sul, noroeste paulista. Deputados da região também deverão prestigiar o evento no final de semana, que coincidirá com o projeto "Sonho de Natal", no dia 25, quando os moradores se reúnem para acompanhar a cerimônia de iluminação das ruas para decoração natalina.
Segundo o prefeito Antonio Carlos Favaleça, a expectativa é que entre 30 a 40 prefeitos participarão do encontro. "Queremos realizar uma reunião para ficar na história". A Aprecesp representa todas as 67 estâncias balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas do Estado e realiza bimestralmente reuniões ordinárias, ocasião em que os prefeitos, secretários municipais de Turismo e dirigentes do setor discutem assuntos de interesse em comum entre os municípios.
"Além das discussões em torno das estâncias turísticas, o encontro dos prefeitos terá um caráter mais festivo. Eles irão conhecer o projeto ‘Sonho de Natal’, no dia 25, quando os moradores se reúnem para acompanhar a cerimônia de iluminação das ruas para decoração natalina", explica o presidente da Aprecesp e prefeito de Ilhabela, Antonio Luiz Colucci.
"Sonho de Natal" usará 300 mil garrafas pet
Ao menos 300 mil garrafas pet serão utilizadas como decoração no projeto "Sonho de Natal". Desde o início do projeto, segundo a prefeitura, já foram utilizadas 2 milhões de unidades. Na próxima sexta-feira, 25, as luzes serão acesas a partir das 20h, com queima de fogos, chegada do Papai Noel e show com o cantor Renato Teixeira. Diversos prefeitos das estâncias estarão presentes para prestigiar o evento.
O projeto consiste na arrecadação de garrafas feitas por 17 escolas municipais, uma estadual, três particulares, e Apae. O trabalho resultou na criação de 30 mil flores, 5,6 mil bolas natalinas e 117 velas, além de 13 anjos, duas árvores de natal – sendo uma de 12 metros e outra de 15 metros; 17 bonecos de neve, 60 guirlandas, 90 luminárias decoradas, 230 postes decorados e 335 pequenas árvores de natal. Além disso, a decoração também é composta por trenó, renas, papais noéis, ursos, cavalos, bengala, casa do Papai Noel e 10 mil metros de iluminação.
O prefeito Antonio Carlos Favaleça disse que a decoração natalina de Santa Fé já se tornou referência para municípios de todo o país. "Santa Fé do Sul tem hoje a decoração natalina mais bonita e diferenciada de todo o Estado de São Paulo. Produzir peças de decoração com garrafa pet com a qualidade e o alto nível que fazemos certamente é um diferencial. A beleza das peças, somado à questão ambiental, é o sucesso do projeto", disse o prefeito.
Este ano o "Sonho de Natal" foi inovado com praças temáticas. A Praça da Matriz será futurista e a Praça Salles Filho Infantil terá muitas cores e uma nova Casa de Papai Noel. De acordo com a Associação Comercial, parceira do projeto, a Casa encantará crianças e adultos, com neve artificial e fumaça saindo pela chaminé.
Anualmente o projeto atrai milhares de turistas. O secretário de Turismo e Cultura, João Roberto Arcalá, estima que este ano a cidade receba milhares visitantes até o final da temporada de férias, para participar dos eventos e apreciar a decoração. "A vinda dessas pessoas fomenta o comércio e faz com que Santa Fé seja cada vez mais conhecida em todo o país", disse Arcalá.
"Trabalho incansável"
A coordenadora do projeto, Josi Buosi, que ministrará uma palestra sobre o projeto na reunião da Aprecesp, disse que esse trabalho é uma soma de esforços da população, prefeitura, funcionários do projeto, e toda equipe de iluminação coordenada. "Nos últimos meses trabalhamos incansavelmente na preparação da cidade. Toda a equipe trabalhou horas sob o sol, sempre com um sorriso e amor em cada peça colocada na cidade", disse Josi.
Além da decoração natalina, a prefeitura preparou uma programação especial de fim de ano. Canto e coral, coreografias e danças, violeiros, bandas, exposições e festivais são algumas das atividades da programação.
SERVIÇO:
Dia 25/11 (sexta-feira)
19h00 – Abertura do Projeto "Sonho de Natal" – Acender das Luzes – Show com Renato Teixeira
22h00 – Coquetel - Complexo Turístico, Histórico e Cultural – Secretaria Municipal de Turismo
Dia 26/11 (sábado)
08h15 - Credenciamento – Complexo Turístico, Histórico e Cultural – Secretaria Municipal de Turismo
09h00 - Início da Reunião
6ª Reunião Ordinária da Aprecesp

Comentários