Prefeitura de Jales recebe prêmio CIEE pelo 4º ano consecutivo

O IBOPE Inteligência, a ABRH-SP "Associação Brasileira de Recursos Humanos" e o CIEE - Centro de Integração Empresa Escola, em pesquisa direta com os estagiários universitários, novamente colocaram a Prefeitura do Município de Jales entre as 50 melhores empresas para estagiar no estado de São Paulo.
A premiação será entregue no próximo dia 22 do mês corrente, no Espaço Sociocultural Teatro CIEE, na capital paulista. O secretário municipal de Administração, José Shimomura representará a Prefeitura no ato de entrega do prêmio. A caravana jalesense será composta também pela coordenadora do programa de estágios, Neide Pereira e a estagiária Pâmela Barbieri.
O prêmio reconhece as empresas que investem no futuro e que proporcionam a profissionalização do estagiário dentro da carreira escolhida.
Segundo o secretário municipal de Administração, José Shimomura, um bom estágio depende muito da garra do estudante aliada a vontade de vencer. "Não é apenas um momento privilegiado de conseguir concluir a graduação acadêmica, mas de buscar se lançar ao mercado de trabalho e de conquistar seus objetivos de vida. Na iniciativa privada um bom estagiário pode conseguir sua efetivação e promoção dentro da própria empresa. No setor público, ao contrário, é o momento de acumular conhecimentos e experiências para disputar com tranqüilidade e conquistar seu espaço na sociedade".
A Prefeitura de Jales têm recebido este prêmio desde 2008. O convênio que a Prefeitura de Jales mantém com o CIEE oferece oportunidades aos estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho.
A estagiária da Secretaria Municipal de Obras, Pâmela Barbieri, está trabalhando na Prefeitura há quase dois anos. Aluna do oitavo semestre de Arquitetura e Urbanismo, ela desenvolve projetos, planilhas, orçamentos nas casas de materiais para construções, relatório fotográfico, além de auxiliar em levantamentos topográficos e de casas do município.
Sobre o estágio, a universitária diz "o estágio me ajudou muito na parte prática do que eu aprendo na teoria, o que é muito importante para capacitar um profissional, pois só o que se aprende na faculdade não é suficiente para adquirir experiência o bastante para entrar no mercado de trabalho confiante naquilo que se faz".
Os estagiários da prefeitura também têm a possibilidade de continuar trabalhando para o Poder Público, mesmo depois do término de seu contrato de estágio. Foi o que aconteceu com o funcionário André Milaré, que conta o caminho que percorreu estagiando na Prefeitura de Jales e os benefícios que o estágio trouxe para a sua vida profissional (ver quadro abaixo).

Gerencio a TI de Jales, com uma rede com cerca de 450 microcomputadores

André Luís Milaré dos Ramos

Minha história na Prefeitura do Município de Jales começou com o estágio pelo CIEE quando me matriculei na faculdade. Após uma busca não bem sucedida na região de Americana-SP por emprego, onde mesmo com vários anos de experiência na área de TI – Tecnologia da Informação, desempenhando a função de Analista de Suporte, não foi o suficiente, pois sempre quis estudar, os anos estavam se passando, mas em virtude das trocas de turnos das empresas não conseguiria conciliar trabalho e estudo. Voltei para Jales-SP e sem saber como pagaria minha faculdade. Fiz a inscrição e passei no vestibular. Pela própria lista de aprovados fui solicitado para estagiar na Prefeitura, o que possibilitou o pagamento das mensalidades e enfim o desejo de estudar e concluir o ensino superior tornar-se realidade.
Estagiava no Acessa São Paulo como monitor auxiliando diariamente os usuários. Logo de início percebi que uma boa parte das pessoas que iam à busca de serviços, possuía analfabetismo digital. Daí a idéia em conjunto com outra estagiária que trabalhava comigo, Daiane Manfrinato, de desenvolver um projeto de inclusão digital, que foi aceito e transformado em programa pela administração, onde eu e minha parceira fomos estagiar como educadores e abrimos mais vagas para novos estagiários nos infocentros para exercerem a mesma função; reforçando mais uma vez a importância dada pelo Município em prol da educação. Hoje o projeto conta com seis infocentros, localizados principalmente nos bairros mais afastados, atendendo toda a cidade e alfabetizando digitalmente aqueles que não tinham esta oportunidade, com alunos de todas as idades.
Estagiei por dois anos até o término do contrato. Após, fui trabalhar como professor em uma escola de informática da cidade. Até o dia onde fui chamado pelo concurso que havia feito no período do estágio e recebi a proposta de gerenciar o setor de TI do município, que necessitava de uma série de melhorias para a implantação da nova política de modernização.
Hoje gerencio a TI do Município de Jales, com uma rede com cerca de 450 microcomputadores; que com o auxílio das empresas que prestam serviços ao município e seus analistas, tenho um aprendizado constante o que enriquece ainda mais o meu currículo, conciliando todo o embasamento dos estudos e aplicando na prática; participo de licitações e das políticas para as constantes melhorias do setor, realizando a segurança das informações, bem tão precioso hoje em dia.
Estas mudanças trouxeram a queda dos custos e a melhoria do trabalho no setor em cerca de 80% e ainda há o que fazer.
Agradeço a oportunidade e confiança depositada em mim por todos aqueles que contribuíram nessa jornada, em especial à Prefeitura do Município de Jales, com o Prefeito Humberto Parini e o Secretário de Administração José Shimomura e com a parceria do CIEE, que na atual administração e com nosso pensamento em comum de que o ensino é a chave para o desenvolvimento do país; onde termino o meu curso superior neste mês com 28 anos e não paro por aqui. Continuo na constante busca por novos desafios.

Comentários