II FIPEX – Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão das FIPAR acontece de 16 à 19 de novembro

No mês de abril do ano de 2010 foi criado o Grupo de Estudos Educação, Direitos Humanos e Cidadania junto às Faculdades Integradas de Paranaíba com o intuito de desenvolver estudos, pesquisas e ações junto à comunidade relacionados aos direitos humanos e os entraves de sua efetivação na sociedade contemporânea. As diversas atividades desenvolvidas pelos membros do Grupo promoveram a elaboração de trabalhos científicos que, oportunamente, foram apresentados em eventos de âmbito nacional e internacional. Assim, a participação nos eventos externos fez emergir no Grupo um forte anseio: a realização de um encontro científico das próprias Faculdades Integradas de Paranaíba.
Nesse sentido, buscou-se apoio dos mantenedores, do corpo docente, discente e administrativo da Instituição, tendo ainda como parceiras a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Unidade de Paranaíba) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Paranaíba e de Três Lagoas). A conjunção dessas forças possibilitou a organização do I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPEX).
O I FIPEX, realizado entre os dias 17 e 19 de novembro de 2010, agregou a discussão do ensino, da pesquisa e da extensão em três mesas redondas e possibilitou a apresentação de 143 trabalhos científicos dispostos em doze Grupos de Trabalhos. O evento superou as expectativas e contou com a participação de estudiosos de diversas instituições, dentre as quais destacam-se: UNESP, UFMS, UEMS, AEMS, FAMA, UNOESTE, UNITOLEDO, SEE-SP, FUNEC e FIU.
Com o intento de qualificar, ampliar e dar prosseguimento ao projeto, realizar- se-á o II FIPEX, entre os dias 16 a 19 de novembro de 2011, nas dependências das FIPAR, congregando mesas redondas, simpósios e apresentações de comunicações orais nos Grupos de Trabalhos.
O Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPEX) tem como propósito a socialização de trabalhos oriundos de atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos por discentes e docentes de graduação, de pós-graduação e por profissionais de diversas áreas, permitindo a integração e o debate das ações acadêmicas, científicas, tecnológicas e culturais no âmbito das Faculdades Integradas de Paranaíba, de outras instituições de ensino superior e da sociedade civil organizada.
Espera-se, com o encontro, ofertar à comunidade acadêmica, aos profissionais de diversas áreas e ao público externo, oportunidade de reflexão crítica acerca da transmissão, produção e socialização do conhecimento, de modo a estreitar os laços entre o ensino superior e a sociedade para o enfrentamento dos dilemas do mundo contemporâneo.

Comentários