Feira de Profissões da Unijales realizada na praça, foi um sucesso

 Mais de mil pessoas de todas as idades passaram pela praça João Mariano de Freitas na manhã do sábado, 29 de outubro, quando foi promovida a Feira de Profissões "Unijales na Praça". Pela primeira vez, o evento foi realizado fora das instalações físicas da Unijales - Centro Universitário de Jales.
Segundo a reitora Maria Christina Fuster Soler Bernardo, o objetivo da grandiosa feira foi aproximar os estudantes da realidade das diversas carreiras profissionais, principalmente dos cursos oferecidos pela instituição. No local foi montado um stand onde os candidatos tinham a oportunidade de se inscrever para o vestibular de um dos 20 cursos entre os de Graduação e os Superiores de Tecnologia.
Entre as opções estavam os cursos de Administração, Artes Visuais, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Educação Física (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, História, Letras (Português/Inglês), Letras (Português/Espanhol), Matemática, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação, além dos cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Comercial, Gestão Hospitalar e Estética e Cosmética.
"Nossos professores e universitários da Unijales se uniram para transmitir a jovens estudantes as peculiaridades, rotinas, desafios e tendências de diversas áreas de atuação profissional, como forma de auxiliá-los na escolha da carreira mais adequada para cada perfil. Matérias que fazem parte das grades curriculares, além de dados sobre mercado de trabalho, perfil do profissional e campo de atuação foram temas discutidos durante a Feira de Profissões - Unijales na Praça", contou a reitora.
Os visitantes tiveram a oportunidade de usufruir de alguns serviços que estavam à disposição, todos ligados às diversas áreas de atuação, bem como aula prática de Educação Física com danças de axé, avaliação postural e orientações fisioterapêuticas, através do curso de Fisioterapia, cuidados faciais e hidratação da pele, através do curso de Estética e Cosmética, aferição de pressão arterial pelos alunos do curso de Enfermagem.
Nos estandes, coordenadores e professores apresentaram as atividades desenvolvidas nos seus cursos, por meio de um panorama prático e interativo para que os visitantes vivenciassem um pouco do universo das carreiras.
Foi oferecida ao público uma diversificada programação cultural e de lazer, como shows de Hip Hop e do Grupo de Taiko de Jales, além de amostras e exposições. Professores e alunos dos cursos de Letras, Pedagogia e Artes Visuais contribuíram com apresentações musicais que encantavam quem passava pela praça.
Enfim, a primeira Feira de Profissões realizada fora do espaço físico da Unijales foi um verdadeiro sucesso e atraiu a atenção de milhares de pessoas que prestigiaram o evento durante toda a manhã do sábado. "Com toda certeza, promoveremos no próximo ano a segunda edição da Unijales na Praça", enfatizou a diretora de Graduação, Rosangela Juliano Bordon Bigulin.
Vale ressaltar que a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente de Jales ofereceu às pessoas que passaram pela Praça João Mariano de Freitas, mudas de árvores nativas como Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Canelinha, Escova de Garrafa, Gerivá, Marupa, Pata de Vaca Rosa, Resedá Gigante, Saboneteira, que eram doadas pelo curso de Biologia.
"Achei muito interessante essa iniciativa da Unijales e do Ministério da Agricultura em relação à preocupação com o meio ambiente. Peguei uma muda de "Escova de Garrafa" para levar para casa e vou plantar hoje mesmo", contou Olinda Jorge. (por Daniel Zillo)

Comentários