Aluna da Fatec Jales participa do VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnoligia de Carne

Alcidi de Castro ( esquerda) e
a profª Denise Soncini da Costa
De 25 a 27 de outubro, a FATEC Jales esteve presente no VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Carne, organizado pelo ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, em São Pedro (SP).
A aluna do curso de Tecnologia em Agronegócios, Alcidi Mara de Castro, sob orientação da profa. Me. Denise Pinheiro Soncini da Costa apresentou o artigo em forma de pôster titulado "Desenvolvimento e aceitabilidade de lingüiça elaborada com vísceras comestíveis e carne de suíno", fruto de pesquisa desenvolvida por elas.
Alguns dos temas destacados nesse Congresso foram: sistemas de produção animal, impactos ambientais, bem estar animal, cor da carne, fatores que afetam as preferências dos consumidores, segurança dos produtos cárneos, qualidade da carcaça.
Para tratar desses assuntos a comissão técnica convidou renomados especialistas representantes de importantes instituições nacionais como ITAL, UFRGS, ABCS, EMBRAPA, UNESP, UNICAMP, MAPA, UNIFESP, USP, WPSA/Brasil. E também teve a participação de pesquisadores de renome internacional na programação do congresso. A base científica para a classificação on-line de carcaças foi tema da palestra do cientista canadense Howard Swatland da University of Guelph que tem volume expressivo de publicações científicas sobre o assunto.
O pesquisador Surendranath P. Suman da University of Kentucky debateu prioridades da pesquisa em ciência e tecnologia de carnes e problemas de cor em carnes, sua principal área de atuação. O controle de patógenos em carnes e produtos cárneos foi o tema da apresentação de Jonh N. Sofos do Colorado State University (EUA), um dos maiores especialistas mundiais no tema com mais de 6 livros publicados e participação em 48 capítulos de livros.

Comentários