Zélia Duncan revela suas preferências literárias no Entrelinhas, na TV Cultura

O programa Entrelinhas, apresentado por Paula Picarelli, mostra um bate-papo com a cantora e compositora Zélia Duncan, que esteve em São Paulo para participar da série Ilustre Leitor, no Sesc Bom Retiro, em que grandes nomes da música brasileira revelam suas preferências literárias. No ar neste domingo (30/10), a partir das 21h30, na TV Cultura.
Durante a entrevista, Zélia fala sobre a influência da literatura no seu processo de criação e das leituras dos poetas Carlos Drummond de Andrade e Hilda Hilst.
O Entrelinhas também conversa com Rubens Figueiredo, o autor de Passageiro do fim do dia, livro que ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura de 2011 e é finalista do Portugal Telecom, que será anunciado em novembro. No romance, a personagem Pedro percorre o Rio de Janeiro dentro de ônibus e vai aprimorando aos poucos seu olhar sobre as relações e as desigualdades sociais brasileiras.
Aclamado pelo seu trabalho como tradutor de clássicos da literatura russa, Figueiredo fala sobre essa influência junto ao processo de ficção.
O programa também destaca o novo livro da escritora norte-americana Alice Walker, que ficou mundialmente conhecida quando seu romance A cor púrpura foi adaptado para o cinema por Steven Spielberg. Em Rompendo o silêncio, recém-publicado no Brasil, Alice volta a falar dos horrores do racismo – agora numa série de relatos sobre suas experiências em Ruanda, no Congo Oriental e na Palestina. O comentário é do poeta e arte-educador Allan da Rosa, colaborador do Entrelinhas, que tem feito várias matérias sobre escritores que abordam questões sociais e raciais na América Latina e na África.

Comentários