Secretaria da Justiça promove debate sobre tráfico de pessoas em São José do Rio Preto


A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania realiza na próxima quarta-feira, 26 outubro, das 9:00 às 17:30, a primeira Oficina de Capacitação de Agentes sobre Tráfico de Pessoas da Região de São José do Rio Preto. A oficina será realizada no auditório do Teatro Nelson Castro de São José do Rio Preto, abrangendo profissionais de diversas instituições, entre servidores públicos e membros da sociedade civil, ligados à temática dos Direitos Humanos, à segurança e à assistência social.
A capacitação será promovida pelo Núcleo de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria da Justiça (NEPT), com o objetivo de fortalecer a atuação do Comitê Regional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Além das campanhas de prevenção a este tipo de crime, o Comitê vem atuando na identificação de casos na região centro-oeste do Estado, composta por 96 municípios, com população de 1,3 milhão de habitantes.
Na capacitação, especialistas convidados ministrarão palestras sobre direitos humanos e tráfico de pessoas, com ênfase nos públicos mais vulneráveis – crianças e adolescentes, negros e indígenas, mulheres e travestis e transexuais.
Desde o final de 2010, o Núcleo já realizou o evento nas cidades de Araraquara, Ribeirão Preto, Registro, Praia Grande, São José dos Campos, Presidente Prudente, Marília e Caraguatatuba. São Paulo foi o primeiro Estado brasileiro a organizar comitês regionais que contemplem todos os municípios. As capacitações junto aos 12 comitês regionais são realizadas em parceria com o Comitê Estadual Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de São Paulo (CIPET-SP).
A atuação em rede deu um salto de 230% no atendimento a vítimas pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em 2011, entre casos de exploração sexual e de mão de obra escrava. Das 154 pessoas atendidas, 110 eram travestis ou transexuais. A exploração sexual foi a modalidade de exploração com o maior número de registros: 117 casos. Com o objetivo de despertar os agentes para as vulnerabilidades de cada público. Entre os temas abordados na capacitação estão direitos humanos, tráfico de criança e adolescentes, etnia, raça, gênero e diversidade sexual.
Até o final de 2011, o NEPT realizará capacitações na região de Campinas (16 de novembro) e de Sorocaba (7 de dezembro).
Serviço:
Oficina de Capacitação de Agentes Multiplicadores no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Local: Teatro Nelson Castro
Av. Feliciano Sales Cunha, 1020 – São José do Rio Preto
Dia 26 de outubro (quarta-feira)
Horário: 9h00 às 17h00

Comentários