Santa Fé sedia 14ª reunião de Capacitação de Interlocutores do Projeto Município Verde Azul

Santa Fé do Sul sediou na terça-feira (18), a 14ª reunião de Capacitação de Interlocutores do Projeto Município Verde Azul 2011. O evento reuniu interlocutores dos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do São José dos Dourados, com o objetivo de discutir as dez diretivas do projeto e as mudanças nos critérios de avaliação do programa, que visam mais transparência, valorização das iniciativas locais e ênfase nos instrumentos de articulação com os gestores ambientais.
Haddad disse que a mudança ambiental no Estado de São Paulo passa pelo trabalho dos interlocutores. "É o trabalho dos interlocutores que no dia a dia gera resultado. São com vocês que contamos com o apoio e são vocês que queremos ajudar vindo aqui e trazendo essas informações. Temos muitas informações, muitas idéias para trocar e novidades para trazer. É sempre especial vir ao interior, conhecer o trabalho que vem sendo feito, estar perto dos interlocutores e colocar a Secretaria de Estado do Meio Ambiente a disposição".
Favaleça deu as boas-vindas ao gerente do projeto e aos interlocutores. "Espero que todos os gestores possam sair daqui com novos conhecimentos e que possamos caminhar de maneira a trazer as questões do meio ambiente junto com o desenvolvimento. Quem sabe daqui a cinco ou dez anos o meio ambiente não tenha mais conflito com o poder público. É o momento de todos terem a consciência de que é preciso preservar o meio ambiente".
O diretor do Meio Ambiente, Denis Kobayashi, disse que o maior desafio do município é a mata ciliar. "Essa é uma questão que não depende só do poder público e sim da anuência do dono da propriedade, onde será isolada a área de preservação permanente, para regeneração, e também o isolamento das nascentes, portanto fica grande a dificuldade nessa diretiva".
Denis disse também que a fiscalização municipal ambiental deverá ser rígida. "O Habite-se, documento expedido pela prefeitura para novas construções, será emitido exclusivamente para quem apresentar nota fiscal da madeira junto com o documento de origem florestal, caso contrário, não será emitido. Portanto é preciso ficar atento no momento da compra e verificar se o estabelecimento tem condições de emitir esse documento. Se não tiver, denuncie ao Departamento de Meio Ambiente a recusa do estabelecimento na emissão do DOF". De acordo com Denis a Administração já deu início ao trabalho exigido para o projeto, que conta ainda com outros 73 quesitos.
O projeto Município Verde Azul foi lançado em 2007 com o objetivo de descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade. A gestão compartilhada cria uma responsabilidade mútua, estimulando o desenvolvimento da competência gerencial dos municípios.
O projeto propõe dez diretivas que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas. As diretivas são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso de Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho do Meio Ambiente. Para receber o certificado de Município Verde Azul, as cidades são avaliadas segundo critérios específicos em cada uma das ações.
Ações ambientais em Santa Fé do Sul
Santa Fé do Sul foi a campeã do projeto nos anos de 2008 e 2009. O prefeito Toninho Favaleça parabenizou na pessoa do diretor do Meio Ambiente, Denis Kobayashi, a todos os envolvidos nos trabalhos ambientais do município.
"Santa Fé, assim como todos os municípios fazem o que podem nas questões ambientais. Nossa equipe vem fazendo um excelente trabalho. Nos próximos 30 dias devemos adquirir uma área para onde será enviado todo o resíduo sólido, uma área mais distante da cidade. Também deveremos em breve adquirir uma área para concentrar o plantio de árvores, facilitando assim o cuidado com essas árvores", disse Favaleça.
Em Santa Fé são desenvolvidas diversas ações e projetos que visam a preservação ambiental, tais como: 100% de esgoto coletado e tratado; frota municipal renovada; trituração dos resíduos de poda; usina de triagem de resíduos sólidos; destinação correta de pneus inservíveis; projeto de coleta de óleo; Sonho de Natal com garrafas Pet; educação ambiental; projeto de recuperação de nascentes e mata ciliar a custo zero para o produtor; seis quilômetros de ciclovias; mais de 60 mil metros quadrados de calçadas ecológicas; IPTU Verde; é uma das cidades mais arborizadas do estado; conselho ambiental atuante, programa de inspeção veicular; aterro sanitário com gel membrana; ecoponto para descarte de material eletrônico; lei que determina a substituição de sacolas plásticas convencionais pelas oxi-biodegradáveis; plano de arborização urbana; plano diretor ambiental; viveiro municipal de mudas; núcleo de educação ambiental; entre outros.

Comentários