O comércio e os comerciários

Maria Ramires
presidente do Sindicato dos Comerciários de Jales

O Dia do Comerciário, comemorado em 30 de outubro, nos leva, mais uma vez, a algumas reflexões, a partir da nossa realidade e do espaço onde vivemos.
Nesse sentido vemos o desenvolvimento do interior do Estado de São Paulo como resultado não só de um robusto sistema produtivo, mas principalmente de uma relação de produção e consumo sustentada pelo poder aquisitivo da sua população mais numerosa que são os trabalhadores.
Grande parte do interior ainda depende de segmentos menos ligados às indústrias e mais voltados à agricultura e à prestação de serviços, onde o comércio funciona como a engrenagem dessa relação.
No começo da humanidade, quem produzia vendia, ou melhor, trocava. E tinha que trabalhar muito para produzir mais e conseguir sobreviver.
Hoje, o trabalhador do comércio é também comprador, ou seja, consumidor. Por isso, sua luta, como dos demais trabalhadores, continua sendo por mais dinheiro e mais tempo para consumir mais, seja em produtos, lazer ou serviços para melhorar sua qualidade de vida e da sua família.
Isso é desenvolvimento.
A roda da economia funciona assim e quanto mais condições tiver, mais riqueza o comerciário, junto com as outras categorias, vai gerar para si próprio e para os donos do comércio e da produção.
As regiões mais desenvolvidas são exatamente as que conseguem manter uma melhor relação entre as duas partes. As outras podem até crescer, mas não podem ser chamadas de desenvolvidas.
O interior de São Paulo dá um belo exemplo no que pode ser considerado como caminho para o desenvolvimento, mas isso não é fruto do acaso. Prova disso é a sua capacidade de mobilização quando se trata de lutar pelos trabalhadores.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Jales está engajado nessa luta, sem se descuidar das relações com os representantes do comércio, sempre com o canal de discussão aberto, buscando as melhores soluções.
Os comerciários de Jales, da sua sub-sede de Santa Fé do Sul e dos demais 27 municípios que compõem sua base territorial contam com uma estrutura sindical sólida e experiente, pronta para enfrentar qualquer desafio no sentido de conquistar cada vez mais benefícios para a categoria.
Essa é a nossa missão e o nosso compromisso reassumido quando comemoramos mais uma vez o nosso dia.
Parabéns, companheiros!

Comentários