Presidenta Dilma lança pedra fundamental do Estaleiro Rio Tietê, em Araçatuba


O documento representa a liberação de mais de R$ 1,5 bilhão
 para a implantação de programa de melhorias na hidrovia

A presidenta da República, Dilma Rousseff, participou nesta terça-feira, 13, em Araçatuba (SP), do lançamento da pedra fundamental do Estaleiro Rio Tietê, viabilizado pelas encomendas do Promef Hidrovia, da Transpetro. O programa é um marco na logística de etanol no Brasil, com o uso em larga escala da Hidrovia Tietê-Paraná para o escoamento da produção do Centro Oeste e Sudeste do País.
O Estaleiro Rio Tietê vai construir 80 barcaças e 20 empurradores para o Promef Hidrovia, vertente do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) voltada para o modal hidroviário. As embarcações terão investimentos de R$ 432,3 milhões, dos quais R$ 371,3 milhões serão financiados pelo Fundo de Marinha Mercante (FMM), na primeira operação da Caixa Econômica Federal como agente repassador do fundo.
"Estamos interiorizando a indústria naval, que só vivia nas regiões banhadas pelo mar. O que fazemos aqui é revolucionário: estamos localizando a indústria naval na beira do rio", afirmou a presidenta Dilma. Além do Rio Tietê, o Promef já viabilizou a implantação dos estaleiros Atlântico Sul (EAS) e Promar, em Pernambuco, e Superpesa, no Rio. A Transpetro contratou 41 navios para transporte de petróleo e derivados, com investimento total de R$ 9,6 bilhões. Outros oito navios estão em fase final de licitação.
As barcaças e empurradores construídos pelo Estaleiro Rio Tietê formarão 20 comboios, com capacidade de transporte de 7,6 milhões de litros cada. O transporte hidroviário emite um quarto do gás carbônico e consome vinte vezes menos combustível do que o utilizado pelo transporte rodoviário para uma mesma carga e distância. Cada comboio, formado por quatro barcaças e um empurrador, tem a mesma capacidade de carga de 172 carretas ou de 86 vagões ferroviários. O projeto das embarcações permite também o transporte de derivados de petróleo, melhorando a logística de abastecimento do Centro Oeste.
"O Promef Hidrovia terá uma frota de empurradores e barcaças de última geração", afirmou o presidente da Transpetro, Sergio Machado. "Os comboios vão contribuir para levar combustível mais barato para as novas fronteiras econômicas do Brasil e trazer o etanol de forma mais competitiva e menos poluente", completou. As embarcações serão entregues a partir de 2012 e a frota começa a operar em 2013. Quando estiverem em operação plena, em 2015, os comboios substituirão o equivalente a 80 mil viagens de caminhão por ano.
Com investimentos de R$ 40 milhões, a construção do Estaleiro Rio Tietê vai gerar 500 empregos diretos e dois mil indiretos em Araçatuba. A operação da nova frota fluvial da Transpetro abrirá 400 postos de trabalho. O estaleiro é controlado pelas empresas Rio Maguari S.A. e Estre Petróleo.
Durante a cerimônia em Araçatuba, Transpetro e Caixa Econômica Federal assinaram os contratos de financiamento do Promef Hidrovia. Os Governos Federal e do Estado de São Paulo firmaram protocolo de intenções para investimentos na Hidrovia Tietê-Paraná.
Participaram do evento o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; os ministros Paulo Sérgio Passos, dos Transportes, e Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social; o prefeito de Araçatuba, Cido Sério; e o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, entre outras autoridades.
Estado e União investem R$ 1,5 bilhão
na Hidrovia Tietê-Paraná
Presidenta Dilma Rousseff e o governador Geraldo Alckmin
olham a maquete sobre a implantação do programa no rio Tietê
O governador Geraldo Alckmin e a presidenta da República Dilma Rousseff assinaram nesta terça-feira, 13, em Araçatuba, o Protocolo de Intenções para investimentos em obras na hidrovia Tietê-Paraná, administrada pelo Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH). O documento representa a liberação de mais de R$ 1,5 bilhão para a implantação de programa para realização de melhorias na hidrovia.
Do montante total, R$ 900 milhões são provenientes do PAC 2 e R$ 600 milhões do governo estadual. O recurso será usado para projeto de modernização e ampliação dos 800 km da Tietê-Paraná no trecho paulista, de um total de mais de 2.400 km em toda a hidrovia, que transportou, em 2010, 5.776 milhões de toneladas de cargas como milho, soja, óleo, madeira, carvão e adubo.
"O investimento será destinado para eliminar os gargalos, as pontes estreitas, para abrir o canal, garantir três metros de profundidade em toda a hidrovia, os atracadouros de espera nas eclusas e melhora das eclusas e, pela primeira vez, a rodovia vai andar. Ela vai crescer 55 km, chegando a Piracicaba, a Artemis, onde encontra com a ferrovia e, numa segunda etapa, Salto, com mais 200 km", declarou Alckmin.
O investimento, previsto para o período de 2011 a 2014, destina-se a obras com objetivo de eliminar gargalos, como ampliação de vãos de pontes, melhoria nas eclusas e retificação e dragagem de canais. Estas ações permitirão a atração de cerca de 11,5 milhões de toneladas de cargas para a hidrovia, o que representa o dobro da movimentação de hoje.
O plano contempla a extensão da navegação nos rios Tietê e Piracicaba e implantação de terminais na hidrovia. Além disso, estão previstas construção da barragem de Santa Maria da Serra, que permitirá ampliar a navegação em 55 km até o distrito de Artemis, em Piracicaba, e extensão de 200 km entre Anhembi até Salto. Neste trecho está prevista ainda a construção de barragem no município de Anhembi, que possibilitará a passagem das embarcações, principalmente no período de estiagem, até Conchas.
Quatro pontes terão os vãos ampliados, o que permitirá o tráfego de composições de até quatro barcaças. São elas: SP-333 (Cafelândia, Novo Horizonte); SP-425 (Penápolis e José Bonifácio); Ferrovia Ayrosa Galvão (Pederneiras) e SP-595 (Ilha Solteira, Pereira Barreto). Esta ação diminuirá a viagem em até duas horas por ponte, e reduzirá em cerca de 20% os custos de transportes.
O montante contempla ainda a modernização dos terminais hidroviários de Araçatuba, que permitirá a intermodalidade com a SP-463, e de Rubinéia, com a SP-320 e a Estrada de Ferro - EF 364. Serão realizadas ainda obras para a substituição das pontes existentes na SP-191 sobre o Rio Tietê e Piracicaba por pontes estaiadas e serviços de dragagem e retificação dos canais de Conchas, Anhembi, Botucatu, Igaraçu do Tietê, Ibitinga e Promissão, além de melhorias na infraestrutura das eclusas de Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhandava e Três Irmãos.
A Hidrovia Tietê-Paraná conecta cinco dos maiores estados produtores de grãos, (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná). Os investimentos beneficiarão a economia brasileira e a agroindústria.

Comentários