Palestrantes renomados e muito humor marcaram a Compweek

O CompWeek- 1º Encontro Regional de Computação, organizado pelo Curso de Sistemas de Informação da Unijales e pelo de Sistemas para Internet da Fatec Jales, superou as expectativas. Além da troca de informações e experiências, ensinamentos teóricos e práticos comuns nas atividades acadêmicas, a qualidade das palestras foi um fator determinante.
Do primeiro ao último dia, os profissionais que vieram de várias partes do país, como de Florianópolis, Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas e Tupã deram verdadeiros shows de conhecimento, talento, carisma e bom humor.
Passaram pelo Encontro: Raul Sidnei Wazlawick, professor da UFSC e conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação, que falou sobre A Evolução das Profissões Ligadas à Computação: atualidade e tendências, na segunda-feira, dia 12. Do Rio de Janeiro veio Gustavo Guanabara, professor, consultor educacional de empresas de TI, autor de livro, diretor do Guanabara.info e apresentador do GuanaCast, eleito duas vezes consecutivas o melhor PodCast de Tecnologia pelo Prêmio PodCast, que apresentou a palestra Teoria da Evolução nas Mídias Sociais.
Na quarta-feira, Flávio Gomes da Silva Lisboa, consultor tecnológico e instrutor da Coordenação Estratégica de Tecnologia do Serviço Federal de Processamento de Dados e autor de três livros sobre tradução Zend Framework, conjunto de conceitos usado para resolver um problema de um domínio específico, explicou sobre Aplicações profissionais para Internet com Zend Framework.
A quinta-feira, dia 15, foi reservada para os irmãos Piologo. Ricardo e Rodrigo são responsáveis pelo mundocanibal.uol.com.br, considerado o maior portal do Brasil com 4 milhões de acessos por mês. Com animações em flash, hospedam personagens e episódios polêmicos, irreverentes e engraçados como Avaiana de Pau, Bonequicha, Donizete e Chuq Nóia. Os Piologo lotaram o Teatro Municipal e, fantasiados, apresentaram a palestra Flash Animado.
No último dia, Renato Alves, recordista brasileiro de memória e reconhecido oficialmente no livro dos recordes, falou sobre Mundo Moderno: muita informação, pouco tempo e nenhuma estratégia. Renato, que já palestrou em todas as capitais do Brasil, fez com que os presentes entendessem e executassem, ao vivo, métodos de memorização.
Sábado foi dia de minicursos nos laboratórios de informática da Unijales e da Fatec. "O evento com as duas instituições envolveu muito mais pessoas, portanto o conhecimento e a interação entre todos foram produtivos", explicou Cristiano Pires Martins, coordenador de Sistemas de Informação da Unijales e professor da Fatec.
Ele propôs ainda criar uma cultura de evento regional de computação com sede em Jales já que muitos interessados da região participaram do encontro. "O 1º CompWeek agradou a todos, tanto que os palestrantes desta primeira edição já confirmaram presença para o ano que vem", revelou o Cristiano. (Ana Lucia Caparroz).

Comentários